Facebook, por favor...

Como em todos os outros dias, acordei, tomei banho, fiz café, sentei-me à mesa e liguei o celular. É minha rotina matinal. Verifico as ações no Airline Manager, checo se há mensagens não lidas no WhatsApp e, logo em seguida, passo o olho nas novidades do Facebook.

Esta manhã, entretanto, fui surpreendido com uma nova funcionalidade da rede social mais utilizada do planeta: “Neste dia”. Genial, não? Acordar e ser lembrado de algo que fiz pareceu-me, momentaneamente, a sacada do século. Vivi e compartilhei coisas tão fantásticas que mesmo a pior escolha do sistema seria um bom momento para ser recordado.

Dois ou três centímetros abaixo, teria fim meu momento de êxtase. O cabeçalho – “Há exatamente um ano...” – era, de fato, instigante. Fui o homem mais curioso do mundo por uma fração de segundos. Com os olhos vidrados, mal consegui ler a passagem que o site resolveu destacar: “Sábado de prova, pra variar”.

Facebook, por favor... pare com isso! Não ouse exibir lembranças que não condizem com minha necessidade de recordação. Assuma sua incompetência em fazer-nos lembrar das coisas realmente boas, já que são exatamente essas as que nós não compartilhamos contigo. Assuma sua ineficácia e, em vez de me lembrar-me de sábados de prova, sugira-me resgatar esta data no ano passado.

Talvez eu não esteja sendo humilde, mas garanto-lhe que sou capaz de encontrar melhores memórias de, aproximadamente, um ano atrás. Se quiser lembrar-me de algo realmente importante, experimente comentar sobre a linda mocinha de cropped floral, jeans apertado, sneakers e cabelo parcialmente preso que me acompanhou no aniversário mais memorável de todos.