NÓS

NÓS

Nós brasileiros, vivemos a dar nós cegos em nossas existências, somos arremedos de regimes e convicções, não temos norte, somos um pouco bolivarianos, um pouco arrivistas, um pouco ativistas, um pouco manifestantes, um pouco meliantes, um pouco esquerdistas, um pouco direitistas, um pouco anárquicos, um pouco capitalistas, um pouco socialistas e no âmago, nada somos. Batemos panelas como argentinos, ocupamos Paulistas como Wall Street, mascaramo-nos como Black Blocks, usamos black-tie e babamos em Cannes, como Hollywood, mas pastamos em Gramado, nossas Câmaras são quais inglesas mas apenas porque são baixas, somos africanos branquinhos, europeus moreninhos, pobres riquinhos, ricos pobrinhos, somos “in” mas queremos viver “out”, somos “ditadores democratas” a recíproca é verdadeira, batemos pezinhos e fazemos birrinha, em suma, somos nada em um tsunami de tudos.

Falamos com propriedade de todos os problemas que nunca são nossos, são sempre dos outros, aliás, o nosso grande problema são sempre os outros, nós, somos perfeitos e temos soluções para tudo e sempre para os outros.

Quem sabe um dia consigamos ter uma identidade, não de carteira e aldeia, mas de gente, gente que saiba, principalmente, viver, respeitando a todos, pensando individualmente e agindo coletivamente, lutando por suas convicções e não por importações, educando-se para servir e não para se servir, enfim, sendo brasileiros de verdade e não arremedo de outras gentes.

Educação é preciso, etc (end of thinking capacity ), like a good brasilian.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 20/05/2016
Reeditado em 20/05/2016
Código do texto: T5641050
Classificação de conteúdo: seguro