Rei do Café de Minas: José Honório Vieira
 
Luiz Carlos Pais
 
 
Esta crônica retrata um momento da história política de São Sebastião do Paraíso, nos últimos anos da República Velha, destacando a liderança exercida pelo comendador José Honório Vieira, conhecido como Rei do Café de Minas. Natural de Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, José Honório Vieira casou-se com a Mariana Vieira Palma, aos 27 de maio de 1886. Logo em seguida, fixou residência em Paraíso, no sudoeste mineiro, onde constituiu numerosa família.

O fazendeiro abastado se tornou no maior produtor de café da região, proprietário da Fazenda Sapé, onde mandou construir uma estação da Estrada de Ferro São Paulo e Minas. Era proprietário de outras fazendas, onde trabalhavam três mil colonos, conforme consta no relatório do congresso do “II Centenário da Introdução do Cafeeiro no Brasil”, realizado em São Paulo, em 1927. Em vista da expressiva produção, no referido evento, foi projetado um filme elaborado por empresa cinematográfica mineira, intitulado “O Rei do Café de Minas”.


José Honório Vieira foi benemérito da Igreja Matriz local, motivo pelo qual recebeu um título de comendador concedido pelo Papa. O fazendeiro bem sucedido foi líder político nos anos mais agitados que precederam o início da Era Vargas. Foi presidente de um diretório dissidente da linha mais conservadora do Partido Republicano Mineiro, quando as divergências com o Partido Republicano Paulista se intensificaram. Nesse momento, as paixões partidárias chegaram ao polo da cafeicultura do Sul de Minas.

São Sebastião do Paraíso e outros municípios da região sempre tiveram importantes relações comerciais com o estado de São Paulo. Desse modo, políticos locais que apoiassem as pretensões paulistas eram considerados adversários das lideranças mineiras, entre as quais a exercida pelo do governador Antônio Carlos. Por outro lado, os políticos paulistas sempre contaram com os votos do sudoeste mineiro nas eleições nacionais. Assim, com a crise da política do café com leite, os políticos paraisenses ficaram literalmente na fronteira dos conflitos, entre a cruz e a espada.

Nas agitações que precederam ao movimento de 1930, foi anunciado na imprensa nacional que o comendador José Honório Vieira continuava sendo o mais prestigioso chefe político da cidade e bem relacionado com o governador Antonio Carlos. Situação que levaria ao apoio na Aliança Nacional em favor dos ideais de rompimento com a velha política como pretendia Vargas. Esse foi um momento de ruptura, pois estava encerrando o período de hegemonia dos coroneis. Um aspecto relevante consiste em destacar a importância política exercida pelo sudoeste mineiro como pode ser avaliada na imprensa nacional sempre atenta aos desdobramentos da região.

Em janeiro de 1929, um diário do Rio de Janeiro publicou que eram infundadas as notícias de que estaria ocorrendo divergências políticas nos municípios cafeeiros do sudoeste mineiro. Ficou registrado que em Monte Santo, a situação continuava segura sob a orientação do deputado Waldomiro Magalhães. O mesmo era anunciado em relação aos diversos municípios da região. Naquele momento, tendo exercido o cargo de deputado estadual, Noraldino Lima continuava sua trajetória de proximidade com os principais lideres mineiros. Por diversas vezes, o ilustre poeta foi incumbido de visitar sua terra natal para apaziguar os ânimos locais.

Em 12 de janeiro de 1929, “O Imparcial” do Rio de Janeiro publicou que São Sebastião do Paraíso parecia ser um município “especialmente visado pela maldosa notícia”, mas que, lá tudo continuava em paz com o diretório sob a liderança do prestigioso chefe político José Honório, que seria “apoiado pela maioria absoluta da população e que estava prestigiado pelo presidente Antônio Carlos.”

No inicio da Era Vargas, como ocorreu em todo o país, as oligarquias regionais ainda tentaram se adaptar aos “novos rumos” da política nacional. Mas, os primeiros sinais de mudança estavam anunciados em 1929. Em fevereiro desse ano foi reorganizado um novo diretório político sob a liderança do abastado cafeicultor paraisense, tentando acomodar membros do Partido Republicano Mineiro. Esse diretório era presidido por José Honório Vieira; tendo como vice-presidente, Luiz Oliveira Rezende, conforme publicou “A Noite”, do Rio de Janeiro, de 9 de Fevereiro de 1929. Para finalizar, em setembro do mesmo ano foi fundado na cidade o “Centro Cívico da Mocidade Antônio Carlos”, tema para motivar outro retorno à história da querida terra natal.