CRÔNICA DE UM MINEIRO SÓ (Sorriso Coringa)

Sabe desses mineiros sisudos, ranzinzas, marrentos. Desses caricaturados “Seu Lunga”, que pouca fala, e só abre a boca quando a situação lhe inspira tamanho respeito a ponto de lhe fazer calçar seu par de ferraduras novas e soltar aquela resposta ensaiada? Então, esse não se trata do carinha de que se trata nesta crônica. Não. Bem que ele queria ser assim, mas primeiro, ele fala pelos cotovelos, e pior, fala tudo no diminutivo e com aquele sotaque mineiro bem interiorano mesmo, bem matuto. Evita dar “bom dia”, mas mal passam-se dois minutos e lá está ele rindo e blabladiando descontraidamente com quem ele acabou de ignorar (no “bom dia”). Vez por outra faz seu tipo, mas tudo mundo já conhece a figura. Por esses dias parou de fumar. Segundo reza a lenda que ele mesmo conta, foi correr e nos primeiros cem metros já perdeu o fôlego. Desmaiou, e só quando recobrou a consciência, sentado no meio-fio da pista, é que se deu conta de que havia desmaiado. Pensou um tanto sobre o ocorrido e sobre a sua vida e percebeu que era melhor parar de formar - caso só tome consciência que morreu depois de ter morrido. E parou mesmo. O cara fuma desde os 12 anos de idade e para de fumar assim de uma hora para a outra, sem nem ao menos fazer o menor alarde... o que aconteceu com aquele bom e velho “pois é amigo, estou PENSANDO em parar de fumar”?. Ele é desses. Não muda, mas se tiver que mudar... muda. Comboia a vida tentado ser sisudo e inflexível. Mas só o compra quem o conhece a menos de cinco minutos. Aqui no trabalho tudo mundo sabe que ele não é nada disso. Tá mais para esses caras trintudos que mora com a mãe. Aliais, além de morar com a mãe, é ele quem cuida da mãe, e da casa, e dos gatos. Gosta de cinema e filmes antigos, gosta de livros, gosta da Marvel e da DC, gosta de Rock, mas também de pagode, e de samba, e de música sertaneja, gosta de posar de fechado, mas o que mais gosta mesmo é de interagir com as outras pessoas. Ele é todo assim. Caricato. Enfim. Na sensibilidade dos mais singulares personagens quadrísticos, ele segue a vida levando sempre consigo um certo sorriso Coringa.

P.S: Francamente... =)

Camila Gimenez
Enviado por Camila Gimenez em 29/04/2016
Reeditado em 16/05/2016
Código do texto: T5619899
Classificação de conteúdo: seguro