Abismo

Este texto tem como seu objetivo principal relatar algo que vivi dias atrás, e que marcou-me demasiadamente. Irei relatar o fato apenas para conseguir expressar o quanto isso deixou-me chocado.

No dia 15, estive na cidade de Cascavel para um compromisso, juntamente com minha mãe. Aproveitamos a oportunidade para almoçarmos junto com uma das minhas tias e a filha dela e, assim, termos um momento em família.

Fomos então a um supermercado, onde há uma praça de alimentação. Ao entrar na praça de alimentação, foi onde o abismo apareceu. Ao passar por uma das mesas ali estava sentado e fazendo sua refeição (e com todo o direto de fazê-la) um morador de rua.

Durante o almoço, eu e minha família estivemos sentados na mesa ao lado daquela pessoa desconhecida. Fiquei imaginando o abismo social que existe entre nós dois. Embora ambos vivam no mesmo país.

Eu, como já é do conhecimento dos leitores que me agraciam com sua paciência já sabem, sou deficiente físico; mas tive oportunidades, entre elas a de cursar uma graduação de Nível Superior.

Não sei o motivo ou os motivos que levaram tal pessoa a ir viver nas ruas da cidade, passando frio, fome, sede. O fato é que ter tido as oportunidades que tive, não me faz melhor e nem muito menos superior àquela pessoa com suas dificuldades. Eu estava a poucos metros de distância e mesmo assim sentia-me tão distante. Apesar de ser regra de boa educação, fiz questão de cumprimenta-lo não para me exibir, mas, para mostrar igualdade àquele desconhecido.

Fiquei pensando o que me fazia, se é que há algo que me fazia ou faz diferente dele? Confesso que não consegui encontrar resposta para a minha pergunta.

Não quero com este texto, exibir-me aos eventuais leitores. Apenas quero expor uma realidade que ainda está muito presente em nossos centros urbanos. Quero ressaltar que durante todo o tempo em que estive naquele local e em que a outra pessoa também esteve, em nenhum momento, ele causou qualquer problema para qualquer outro cliente do lugar.

Se por algum acaso, a pessoa que fez a boa ação de dar aquela refeição àquele cidadão ler este texto, quero que receba o meu sincero muito obrigado por ter realizado seu gesto a um desconhecido que é com certeza, tão rejeitado e marginalizado pela grande maioria.

Em tempos em que, o país está dividido politicamente por razões que não vou abordar aqui, o problema das pessoas que infelizmente vivem nas ruas é algo ainda sem solução e negligenciado por autoridades e sociedade em geral.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 23/04/2016
Reeditado em 24/04/2016
Código do texto: T5613973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.