BOM SENSO, VOCÊ TEM?

O legal mesmo seria se todo mundo tivesse o bom senso sobre todas as coisas. O difícil é chegar num bom senso unânime do que é o bom senso. Segundo uma das explicações que eu achei no oraculo Google, e tive o “bom senso” de escolhe-la:

“bom senso é a capacidade de fazer escolhas sensatas e inteligente com cautela e equilíbrio. É a capacidade de ler uma determinada situação e a partir de então tomar a decisão mais acertada em relação a ela. Ter juízo é ter bom senso.”

E eu diria mais, bom senso e respeito com teu próximo. Se não dá pra amar o teu próximo como a si, que tal pelo menos não fazer ao próxima o que não gostaríamos que fizessem a nós mesmos, é isso? Depende. Vai que o teu próximo seja um sádico masoquista, que gostaria sim que fizessem com ele o que você não gostaria que fizessem consigo.

Eu particularmente não concordo muito com esse negócio de “pode e não pode”, “certo e errado”, se deve e não se deve”. Acho tudo muito relativo. Cada um que cuide de sua vida e faça dela o que bem entender. E se der merda, que arque com as suas próprias consequências. Quem pode julgar?

Pra mim todo mundo tem o direito de ser o que quiser, fazer o que quiser, desde que, o que você faça pra si, não interfira na minha vida, me prejudique, tá tudo bem, beleza. A coisa toda só começa a complicar quando começam a invadir o meu espaço... eu não acho certo ele comer merda, mas até ai tudo bem, o problema é dele, desde que ele não queira me forçar comer também... certo ou errado? Depende também. O certo pra um, pode ser o errado pra outro. Respeito é base.

É. No fim das contas sempre acabamos na lei da selva mesmo. Essa vida é uma eterna luta de interesses. O mais forte quase sempre vence. Seja no argumento intelectual, seja financeiramente, seja na força física. E isso vale tanto para pequenas coisas, quanto para grandes. Tanto para coisas boas, quanto para coisa ruins. O bem e o mal. O yin e yang. Positivo e negativo. Deus e o diabo. Amor e ódio.

Obvio que seria melhor se houvesse mais acordos amigáveis entre as partes opostas, mas...

Porém as vezes pensar somente em si, em se dar bem, e o resto que se dane, pode ser um tiro no próprio pé. Pois vivemos em sociedade e, querendo ou não, dependemos uns dos outros. O professor que não está nem um pouco interessado na educação e sim no salário no fim do mês, talvez possa estar se auto sabotando. O moleque que ele não educou direito hoje, bem pode ser o cara que o assaltará amanhã. Se você quer um país melhor dê o seu melhor.

Tiago Torress
Enviado por Tiago Torress em 22/04/2016
Código do texto: T5613343
Classificação de conteúdo: seguro