Regras de sobrevivência na hora da crise

Já havia escrito muita coisa acerca da crise, mas nada tão atual que não pudesse ser revisada e até fatalmente atualizada.

Assim, é interessante que você, nobre leitor, atente para as regras básicas, porém vitais, para sobreviver em meio ao terrível vendaval econômico-político que está enfrentando neste exato momento.

Vamos lá:

Corte gastos que considera como supérfluos ou passíveis de adiamento.

Atente que o momento é delicado e saber gastar é privilégio de poucos.

Negocie o aluguel, caso more em imóvel alheio.

Há relatos que a área imobiliária também está em baixa e os reajustes neste segmento devem ser feitos de forma criteriosa ou até deixarem de ser feitos.

Troque seu filho de escola.

Há excelentes escolas de bairros e que infelizmente sofrem discriminação por não serem tão conhecidas e prestigiadas como as tradicionais.

Nada de reforço escolar.

Desperte o docente que há dentro de você e aproveite o momento para reciclar conhecimentos e ficar mais perto de seu herdeiro.

Na hora das compras de supermercados, opte por atacados, reúna amigas e vizinhas e vão juntas às inevitáveis compras.

A economia é garantida e os vínculos de amizade são reiterados.

Visite brechós.

Não é pecado e seu bolso vai gostar.

Venda roupas usadas que não usa mais.

Aproveite e compre peças novas ou semi novas que caiam como luvas no seu gosto.

Atente que há bairros nobres que vendem peças belíssimas com preços bastante atraentes e roupas de excelentes qualidades.

Troque as marcas tradicionais por uma segunda linha ou nova opção.

A hora é de apertar os cintos e não é deselegante fazer novas escolhas.

Há marcas pouco conhecidas mas muito mais atraentes.

Não tenha receio de provar o desconhecido.

A regra é inovar!

Apague as luzes em locais onde não tem inguém.

Acabou-se, há muito tempo, aquela história de que todos os ambientes devem ser claros e iluminados.

Pelo contrário, uma boa penumbra, um escurinho romântico, faz a cuca funcionar melhor e o bolso só tem a agradecer.

Evite o uso reiterado da máquina de lavar roupas.

Junte as peças e lave roupas apenas uma vez por semana.

Não é pecado usar justamente 10 quilos de roupa seca para lavar numa máquina que comporta exatos 10 quilos de roupas.

Economiza-se sabão em pó, amaciante, alvejante, água tratada, energia elétrica e seu precioso tempo.

Nada de pizzas, refeições fora de casa e churrascos para uma multidão.

O momento é em extremo delicado e só sobreviverá quem detenha certos atributos econômicos.

Na verdade, a dica é fazer as contas e ver se encomendar o almoço de uma marmitaria ou restaurante de classe média não é mais econômico que fazer feira completa na atual circunstância.

Se desejar comer uma pizza, encarne seu lado MasterChef, assista a uns tutoriais no Youtube, e, mãos à obra!

Seu bolso e sua família irão adorar!

Faça rodízios de créditos de celulares.

Sim, com o modismo do brasileiro ter mais de um chip, há necessidade gritante e latente de fazer rodízio de créditos, pois a coisa está feia de verdade.

Use com mais constância o WhatsApp e evite ligações desnecessárias.

Corte a assinatura do jornal físico.

Desperte para os jornais onlines e economize.

É eficaz e grátis.

Mantenha-se informado, afinal, informação é poder.

Mantenha seu plano de saúde.

Mesmo em meio à terrível crise, nem de longe pense em cortar gastos com a saúde.

O Estado não está capacitado, no momento, para suprir toda a necessidade do cidadao brasileiro.

Saúde é o que interessa.

O resto não tem pressa.

Faça programas saudáveis, gratuitos ou estritamente econômicos.

Visite museus, assista a documentários em cinemas do Estado, vá a peças teatrais populares, tome um maravilho sorvete, pedale sua magrela, hidrate seu corpo, leia livros leves e inspiradores, converse com pessoas queridas e otimistas, sorria, arrume os cabelos, trate suas unhas, cuide da sua pele, seja cheiroso, exale plenitude e bem estar.

Enfim, seja feliz!

Esta tempestade vai passar.

Aliás: sempre passa!

Eis a melhor e maior de todas as dicas: Tenha fé em Deus!

Ele te abençoe!