CHIQUINHO, O REVOLTADO

CHIQUINHO, O REVOLTADO

BETO MACHADO

---No país onde vou viver, me disse CHIQUINHO, o revoltado, só pode ter mandato político quem, comprovadamente, cultiva o ódio ao crime e aos criminosos. Na Constituição deste país tem prerrogativas dadas aos agentes políticos, selecionados com o maior rigor, que dificilmente seriam dadas aos nossos agentes.

CHIQUINHO, o revoltado, decidiu arrumar suas malas, nessa segunda feira, após ter assistido pela TV, no domingo, o episódio mais deprimente, até então, passado por seus olhos. Um evento que reuniu, segundo ele, 511 jumentos e mulas disputando uma corrida cujo traçado da rota cobriu todo limite territorial do Brasil, e aos vencedores da corrida seria conferido o poder.

Vários amigos de CHIQUINHO, o revoltado, tentaram persuadi-lo a não abandonar o país, mas essa luta foi vã. Tanto que seus argumentos quase arrastaram com ele alguns indecisos e outros que lhe conferiam razão. Porém, sua índole não lhe permite aceitar acompanhamento de alguns “Maria vai com as outras”, só por concordar com suas idéias.

--- O país onde vou morar não comporta democracia jabuticaba não, meus amigos. Melhor que fiquem por aqui mesmo. A gente se comunica via zap zap.

CHIQUINHO, o revoltado, partiu na noite de segunda, deixando um montão de saudades. Na terça mandou mensagem lacônica – “Cheguei bem. Abraços” – Não me encorajei em fazer perguntas para não adicionar ao seu cansaço físico o mental e o emocional. Mas já adivinho que na quarta virão mensagens mais elucidativas da política do país onde CHIQUINHO, o revoltado, foi viver. Como por exemplo: - “Aqui a democracia não comporta eleger um facínora, corrupto e réu, para presidir a casa representativa do povo, muito menos comandar o processo de impedimento do presidente da Nação”.

Ficou claro pra mim que a viajem e a mudança de ares fizeram muito bem a CHIQUINHO, o revoltado. Homem sem papas na língua, nem na caneta, escrevendo diplomaticamente, é de se perceber, à distância, que seu astral já se elevara. Mas o meu poder de adivinhar não é tão preciso assim, a ponto de eu abrir mão de acreditar na possibilidade de CHIQUINHO, o revoltado, continuar utilizando linguagem tosca, usando palavras chulas, sem medir conseqüências, sem dar bolas para os alertas da sua mulher Rose, quando pressentia algo mais grave.

Logo, outras mensagens, de certo, virão assim: - “Aqui vou ficar bem distante das notícias políticas daí. Preciso poupar meus ouvidos e olhos, por bastante tempo, das jabuticabices da democracia brasileira, pois meu auter ego deseja morte aos canalhas do congresso nacional... Preciso mantê-lo longe do que ele chama de motivos desse seu pensar. Já meu ego se contenta com o fechamento daquele chiqueiro onde foram chafurdar os buzuntas, os idiotas, os oportunistas e os fundamentalistas religiosos como o maldito presidente da Câmara dos deputados".

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 21/04/2016
Código do texto: T5612036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.