O Espelho da Gordinha
          
Beatriz Cruz
 
 
O Espelho da Gordinha, foi lido e relido.Adorei.
Sei que todos vão gostar muito. Beatriz Cruz, a minha querida Bia sabe escrever, é muito culta e elegante no dizer as coisas, tem formação cultural francesa e traz muitas novidades para o leitor. Seu temperamento é otimista  e alegre.
E traz muitas novidades para nós leitores.
O  Prefácio feito por José Paulo Pereira, Médico gastroenterologista e clínico geral, traz palavras tão esclarecedoras que, ao fim do meu texto vou reproduzir suas sábias palavras que vão ajudar muita gente, e deixar como mensagem final.
Ela para mim é Bia, uma amiga muito amiga e por quem tenho muita admiração e carinho.
Eu nunca a vi gordinha, mas esta é uma preocupação de toda jovem e dos mais velhos também.De modo que seu livro  vai ajudar a todos, além de ser muito agradável de ler
Eu já fui gordinha também, mas hoje estou praticamente magra e assim tenho que manter para minha saúde preservar.
Seu livro todo é um prazer ser lido. E ensina muitas coisas. Ainda quero experimentar fazer muitas das coisas que ela inventou e sugeriu. Pratos fáceis e muitos gostosos.
Seu livro é muito precioso. A ela desejo sucesso. Termino com o PREFÁCIO do Dr. José Paulo Pereira que são palavras preciosas.
Prefacio: Acho que este livro da Beatriz passará a ser obrigatório para quem quiser falar em engordar, emagrecer, ter fome, ter hábitos, envolvendo culturas, religiosidade, regionalidades, enfim, comer.
Ela cita culturas, como por exemplo, em que o bonito era ser gordinha para ser modelo dos quadros de Renoir. E tem razão.  O estilo de vida depende  de uma época  ou de uma mídia. Nos tempos atuais vemos as modelos se tornarem esqueléticas e muito feias.quando o objetivo é se apresentarem bonitas para venderem aquilo que propagam.
Também é bastante contraditório o conceito de beleza. Já meditei entre duas celebridades que me impressionaram.Uma com uma beleza deslumbrante, arrebatadora, incomparável, a Luiza Brunet. E outra de uma beleza singela, profunda, capaz de nos enlevar os sentimentos, com tanta sabedoria e profundidade, a Cora Coralina. Confesso que dizia Cora Coralina, muito embora ser Luiza Brunet deslumbrante.que me emocionou mais e ficou morando em meu coração, aquilo
Mas, ser gordo é um problema, não só físico, como também emocional. Há pessoas que necessitam tratamento médico, sendo seu estado um caso de doença muito mais que estético. Todas estas questões, e muito mais, são tratadas neste livro e de maneira coloquial, por alguém que parece ter vivido todos esses momentos.Mas é fato que este livro deverá ser sorvido por muita gente interessada, porque ensina todas as lições sobre o assunto, e  de maneira suave, sem preconceitos nem exigências, e, principalmente, de forma muito divertida e alegre. Leiam e prestem a atenção, pois em todas as páginas encontrarão algo útil, se quiserem saber  sobre ciência e,em todas as palavras, tudo de bom que a autora nos passa com competência e carinho, tornando este livro indispensável em nossas cabeceiras.
José Paulo Pereira                                              
Médico gastroenterologista e clínico geral
Membro da Academia Taubateana de Letras