AMOR PLATÔNICO

Há quem diga que o idealismo seja uma forma de amor platônico. Não o é.

O idealismo tem componentes sociais relevantes. Os que têm amor pelo comunismo, os antigos, sempre imaginavam pequenas sociedades de agricultores semelhantes aos Sovkhoz ou Kolkhoz, moldes da antiga Rússia.

Aqui no Brasil surgiu algo semelhante, não que fossem idealistas comunistas, mas, havia muito de prático nesse sistema: as pequenas comunidades produtoras e organizadas. Neste caminhar surgiu cooperativas, agricultura de subsistência, agricultura familiar, etc.

Bem longe do viés político, tais projetos em curso realmente deram resultados.

Na verdade o capitalismo não desperta paixões, mas comunismo sim. Ninguém sai às ruas com a foto da Bolsa de Valores, gritando: Viva o capitalismo! Seria ridículo.

Entretanto, alguns idealistas saem às ruas gritando: Viva o comunismo! É a paixão insensata, como toda a paixão assim o é. E, por isso, por estarem dentro do terreno da emoção, os conflitos passionais logo imperam. O desenrolar é imprevisível.

O amor platônico nada tem de idealismo, pois ele é muito mais insensato!

Ele, por si só, é incontrolável!

Não obedece a nenhuma regra, não tem cunho social. É bem particular.

Sempre ficamos a distância observando e imaginando, sem nunca tomar qualquer atitude mais aguerrida para não quebrar o encanto.

Quantas supostas loucuras são feitas (pequenas) para, pelo menos olhar ou dar um alô, o suficiente para manter acesa a chama desse furor platônico que de perigoso, nada há.

O destinatário ou a destinatária dessa investida, nem imagina a ginástica que os admiradores fazem para ter apenas um momento visual...

Assim é. Pelo menos para que os velhos se sintam novos ou para que os novos se sintam experientes.

A vida é assim. Muitos ideais nós alcançamos e cessa a paixão.

O amor platônico está destinado a ser somente ele mesmo.

Ah! O comunismo... Esqueça, ele não existe. Era somente um sonho mirabolante de século passado.

Na verdade o comunismo é apenas o filho rebelde e parasita do capitalismo que sempre lhe pagou mesada, pois ele nunca deu conta de si mesmo!