É MENTIRA!

Naqueles tempos era bom viver o “dia da mentira”.

Isso nos tempos que o dia era esperado, e fazíamos programações para ele.

Não era um dia qualquer.

Era dia de ter criatividade, só para deixar alguém perplexo e poder dizer bem alto:

É mentira!

Hoje é primeiro de abril!

Bons tempos, que ficou na saudade das inocentes brincadeiras.

Hoje, o dia da mentira, perdeu sua graça, caiu em desgraça junto com tantas outras inocentes atrações que tanto nos alegravam.

Em momentos de desencanto, como o que hoje atravessamos, seriam bem vindos os palhaços, os mágicos, os encantadores de serpentes, a velha banda tocando no coreto da praça, que com simplicidade e sem ostentar grandes promessas, tirava de nós olhos estatelados, sorrisos abertos, boas gargalhadas, e divertimentos genuínos. Sentíamo-nos integrados à alegria geral e nossos corações vibravam interagindo harmonicamente ao som das músicas tocadas.

Vivíamos o momento!

A praça era a extensão da nossa casa e para lá iam toda a família, comungando a mesma alegria.

E assim era também o dia da mentira.

De mamando a caducando, todos preparavam uma pegadinha.

E os rostos sorridentes estampavam as mesas de café, almoço ou jantar, ou os serões da noite, e o riso, era a música que dava o tom harmonioso do dia.

Hoje, o momento é de mentira, e não importa se o dia é primeiro de abril.

Ouve-se algo aqui e ali. E alguém já grita:

É mentira! É montagem!

E o mundo está desacreditado!

As boas histórias, se contadas, deixam no olhar das pessoas, um brilho de dúvida.

Tem quem esconde as melhores emoções, por medo de errôneas interpretações!

Não há mais o dia da mentira.

É impressão minha ou tudo está virando uma mentira e precisamos instituir o dia da verdade, para nos situarmos. Para termos uma referência de honestidade?

Quero dar um passo atrás.

Sei que não podemos voltar no tempo, mas posso olhar o tempo que vivi lá atrás.

Recordar as conversas do jantar, trocar algumas coisas que tenho por outras que tinha.

Não posso pegar, mas posso sentir.

Se fizer um esforço, posso ouvir os risos, e minha mente me trará para meu encanto, o mágico e o palhaço, e eu seguirei a mesma banda de outrora, rumo às verdades que ficaram perdidas no tempo, apagadas pelas ilusões em neon.

Dei o meu passo atrás...

Agora já posso caminhar à frente!

Irani Martins

01/04/2016

Irani Martins
Enviado por Irani Martins em 01/04/2016
Código do texto: T5591988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.