Fla x Flu no Pacaembu

No dia 20 de Março de 2016 tivemos uma partida de futebol do Campeonato Carioca, no estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo: Flamengo x Fluminense.

Foi um acontecimento inesperado mas serviu para lembrar a muitos conhecedores do futebol brasileiro que estes dois clubes sempre estiveram jogando em São Paulo, contra clubes paulistas, em diversos torneios.

Vamos até o ano de 1942. O Fluminense, o Flamengo e o Vasco da Gama disputavam um torneio com o Palestra Itália, o São Paulo e o Corinthians. Nesse ano em São Paulo, todos os sábados e domingos era um desfile de craques que dava água na boca de quem ama o bom futebol. Vamos aos times desse ano:

Palestra Itália (Palmeiras): Oberdam, Junqueira e Beliomini;Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Cristovão Pinho, Romeu, Echevarrieta. Lima e Pipi.

Flamengo: Jurandir, Domingos da Guia e Nilton; Biguá, Volante e Jaime; Valido, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé.

Fluminense: Batatais, Moisés e Renganeschi; Bioró, Spineli e Afonsinho; Maracaí, Russo, Pedro Nunes, Magnones e Carreiro.

Corinthians: Rato, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Gerônimo, Servilho, Teleco, Eduardinho e Milani.

São Paulo: Doutor, Fioroti e Virgílio; Lola, Zaclis e Silva; Luizinho, Bazoni, Valdemar, Teixeirinha e Pardal.

Em 1942, O São Paulo F. C. era o terceiro time do “trio de ferro”.

Vasco da Gama: Roberto, Florindo e Osvaldo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Xavier, Moacir, Alfredo, Nino e Orlando.

Nos anos 1943 e 1944, os clubes de São Paulo trouxeram para a disputa do campeonato Paulista, muitos jogadores do Rio de Janeiro, como os mais famosos, na época, Leônidas da Silva (São Paulo F. C.) e Domingos da Guia (Corinthians). E mais: Tim, Hércules, Florindo, Osvaldo, Zarzur, Gonzalez, Viladonica, Renganeschi, Caieira.

E da Argentina, o São Paulo F.C. contratou o grande Antonio Sastre. Em 1944 o Palmeiras trouxe Caxambu, que não era um grande craque, mas que fez os gols que deram o título paulista ao Palmeiras.

Um pouco do passado não faz mal a ninguém. Os cronistas de hoje não gostam de falar do futebol de ontem por que basta comparar os times acima, que davam, sempre, para a Seleção Brasileira, 4 ou 5 craques, com nossos times de hoje. É só ser realista.

É só.

Laércio
Enviado por Laércio em 25/03/2016
Código do texto: T5584876
Classificação de conteúdo: seguro