Reflexões e religiões

Hoje é um daqueles dias, onde eu paro para refletir um pouco minha vida. Aliás, todo o dia é um bom dia para se refletir sobre as coisas que cada um de nós faz. Penso que, isso é o que mais falta no nosso país. E isso me lembra algo que li há alguns dias.

Em um jornal, descobri que, a disciplina de ensino religioso, voltará à grade curricular para nossos alunos da rede pública. A desculpa é um tanto justa: Precisamos ensinar ética, e fazer nosso alunos pensarem o mundo onde elas estão. Como assim? Ética, pensar o mundo? Pensei que isso ficasse a cargo da disciplina de Filosofia.

E isso me incomoda um pouco, porque dessa forma, nós estamos ligando à religião, algo que vai muito além dela. Sim, o ensino religioso já teve grande importância no passado. Mas agora, recolocá-lo na grade dos alunos, ligando-o ao ensino filosófico, para mim, é mera piada. Estamos em um pais deseducado, que precisa sim esse tipo de reflexão. Mas porque não o fazer ministrando disciplinas de filosofia? Dessa forma, as pessoas podem pensar que só pode ter um pensamento reflexivo e ético interessante, quem tem alguma religião. E nisso, eu não concordo.

Precisamos levar a filosofia as pessoas, e mostrar à elas que você pode pensar, sem estar ligado a nenhuma religião. Que somos seres humanos, dotados de um cérebro, capaz de refletir sobre nossas ações, e deixar de pensar que somente pessoas religiosas são boas pessoas.

Sou à favor que deveríamos pensar mais, refletir mais, dentro de nossas escolas. Mas tornar isso um dilema unicamente religioso, daí, vira piada de mau gosto. Precisamos construir uma nação educada, mas, deixando ela pensar em como ela deve seguir sua vida, e não torná-la escrava do pensamento religioso. Até porque, desse jeito, tornamos o futuro da nação, presa fácil para pessoas que usam a religião para ganhar poder.

Caráter não tem nada a ver com Deus ou Deuses. Estamos apenas lotando nossos alunos de matérias pouco aproveitadas, sem ensiná-los questões relevantes. Grandes filósofos são inspiradores. A filosofia é apaixonante e libertadora. Deixemos de uma vez por todas essa prisão ao passado, e vamos seguir o caminho de um país reflexivo e crítico de si mesmo.