As dores da vida

Ah, as dores da vida. Eu posso dizer com muita facilidade que algumas dores são grandes demais para carregarmos. Eu, por exemplo, tenho doença de velho. Cálculos Renais. E olha que eu odeio as exatas, mas elas não me deixam. Daí, vez ou outra, é hospital ou cama. A culpa é minha, é bem verdade. Ao invés de tomar água em quantidade suficiente para não ter mais problemas, esqueço-me, e, todos os anos, dá nisso.

Aliás, costume comum nosso. Não importa qual o tamanho da nossa dor, nós só agimos, quando ela dói. Triste, mas verdadeiro. Mas, não vim aqui hoje para falar sobre dor, pelo menos não a física. Há uma dor que nos incomoda muito, a dor da opressão. Veja bem, se você não é muito bom com ironias, por favor pare aqui. Esse texto será repleto disso.

Então, dizia eu, que, nós sofremos a dor da opressão o tempo todo. E a culpa é de quem? Da classe média, é claro. Veja o caso da empregada que foi forçada a vestir o uniforme de trabalho no dia dos protestos, que coincidentemente foi no dia do trabalho dela, e não pôde vestir a camiseta da seleção brasileira. Como pode? Isso é revoltante. Totalmente opressor.

E mais, isso é escravismo assalariado. Sim, porque trabalhar em um domingo de protesto, enquanto os patrões se divertem. Nossa, que triste. Sim, muito triste. E para você que não entendeu, termina aqui minha ironia.

Triste que num país como o nosso, com um gigantesco aumento no desemprego as pessoas ainda se sentem oprimidas quando veem alguém trabalhar. Eu já trabalhei em um domingo, aliás, trabalhei, inclusive, em um ano novo. Os patrões se divertiam e eu lá, sério. Mas não me senti oprimido. Senti-me cumprindo o meu dever, já que eu recebia uma salário por isso. Eu tenho minha dignidade, mas ainda assim, sei que devo trabalhar para ganhar meu dinheiro.

Eu quase posso dizer, que, as pessoas que se revoltaram com a imagem, são as pessoas que acham que pessoas ricas estão tramando um plano para derrotar as pessoas pobres. Oprimindo-as, e tomando tudo o que elas tem. Mas também poderia dizer, que essas mesmas pessoas, não são pobres. Não trabalham no domingo, ou levantam as cinco da manhã e voltam somente à tarde.

Sei que, algumas condições, realmente são revoltantes. Mas meus amigos, vamos baixar essas armas um pouco. Deixe de ser besta e entenda que nem todo mundo quer se aproveitar das pessoas. Existem homens e mulheres que, simplesmente, enriqueceram com o esforço delas mesmas. Mérito delas. Que aproveitem e gastem o dinheiro delas como bem entenderem. Talvez não seja o caso da família da foto, mas já vi inúmeras situações onde, quem não tem um poder aquisitivo muito grande, crítica quem tem. E é nisso que o governo se baseia. Por ser populista, aumenta impostos de produtos que o "povo" não consome. Mas, ao fazer isso, tira das pessoas mais simples a oportunidade de comprar e fazer coisas que nunca antes fizeram, porque tornam tudo mais caro.

Ter dinheiro é bom, que todos nós possamos um dia ganhar bem. Que todos nós um dia tenhamos coragem para montar um negócio e prosperar. Mas, pensar que no Brasil, ninguém presta e todos devem ser pobres, meu amigo, acho que eu não estou entendendo. Melhor parar por aqui.