UMA LOBINHA PORTUGUESA EM FÁTIMA


Eu sempre admirei o movimento escoteiro. Embora na juventude não me foi dada a oportunidade de participar de suas atividades. Só agora galgando a última vertente da vida caminhando rumo ao apagar das luzes de minha existência, eu vim conhecer melhor o movimento.
Em março de 2013 como  um dos membros do conselho fiscal do grupo escoteiro 82º do engenho do Ribeiro, me delegaram o direito de votar na escolha da diretoria regional de Minas Geraisl, em Paracatu. Fiquei impressionado com a conduta solidária o companheirismo e a fraternidade que impera na irmandade escoteira. Acabei por me apaixonar pelo movimento. E me colocando a disposição para contribuir de acordo com as minhas limitações.
O escotismo é mais que um movimento educacional, é uma opção de vida, voltado para crianças e jovens, com a colaboração voluntária de adultos, e sem vínculo político-partidário. Valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os princípios e o método escoteiro. A proposta do esoterismo é o desenvolvimento do jovem, fazendo com que assuma o seu próprio crescimento, tornando-se exemplo de: fraternidade, altruísmo, lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina, A essas qualidades acrescentam-se a honra, integridade, presteza, cortesia, proteção à natureza, coragem, ânimo, bom senso, autoconfiança e respeito pela propriedade. “Digo mais: delicadeza no trato com as pessoas, com todos os nossos semelhantes”, Foi neste clima digno de aplausos que tive a honra em participar da XXIII assembleia regional de nossas Minas Gerais. Realizada no acolhedor Juiz de Fora, cidade da zona da mata mineira, nos dias cinco e seis de março próximo passado. Em cumprimento ao seu regimento estatuário, elegendo a nova diretoria para o triênio 2016 a 2019. Como um eterno aprendiz que sou na escola da vida, tive o privilegio em assistir nestes dois dias uma verdadeira aula de cidadania e patriotismo. Foi minha segunda experiência contribuindo com meu voto de colaborador voluntário que sou. Neste maravilhoso movimento de formação social isento de qualquer interesse pessoal, voltado para o bem comum. Um evento maravilhoso realizado com sapiência e lisura, pela comissão que o dirigiu. Nada de disputa desleal entre as chapas concorrentes, que ao término, se abraçaram de igual para igual, sem ressentimentos e comprometidos com as causas do escotismo. Como é bom estar entre gente educada cuja personalidade teve sua formação escoteira... Quisera eu rogar a Deus que nossos políticos fossem todos escoteiros. Pensamento este, que me veio à tona milhares de vezes, martelando minha memória durante todo o decorrer do evento, do qual eu saí de alma lavada com uma grande paz de espírito e me sentindo um privilegiado.


Foto de meu arquivo pessoal ( março de 2015 em Portugal)
 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 09/03/2016
Reeditado em 11/03/2016
Código do texto: T5568766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.