" Mas quantas vezes a insônia é um dom"

Já é quase meia-noite. Quase meia-noite. Dormir será difícil. Ao passo que o silêncio toma conta da casa a rua parece se animar em festas de sábado à noite. E eu, inquieta, preocupo-me com o futuro, com a presente inquietação, com a perspectiva de permanecer acordada. No calar da noite, quando a vida parece derramar-se em nossos olhos, que se entreolham, cansados, no espelho, o mundo parece menor. Atingível. Palpável. O mundo parece nosso, de cada um que está, agora, acordado. Escrever de madrugada é um grito, um descarrego, já ler é a mais sedutora das terapias. E eis que vejo na minha cabeceira: " Aprendendo a viver", Clarice Lispector. E na página 99, deparo-me com tanto amor em forma de palavras que minha mente acalma. Mas quantas vezes a insônia é um dom. É, Clarice, um dom. Pois que está certíssima! Quantos podem ser donos de si e do mundo? Quantos sabem o que acontece quando a paz do mundo permeia nossos quartos? Talvez a insônia seja solitária. Talvez nunca tenha alguém para ligar às 2 da manhã. Talvez esteja sempre acordada às 2 da manhã. Talvez seja, mais que uma angústia ou idas ao médico, um presente que irá fazer-nos senhores de nós. Senhores do tempo e do silêncio, afinal, o silêncio incomoda, assusta. Talvez seja apenas um exercício, que exige prática e paciência, um constante conhecer a si com os pensamentos cheios de possíveis eus e outros. Talvez precisemos dormir menos, com a alma tão agitada, conhecer o mundo pode ser uma paixão deliciosa pelo cotidiano da vida. Talvez aprenda a viver com isso, talvez tome remédios para cair no sono durante toda a vida.

Por hoje, após um encontro casual com algumas palavras, não me importo com o futuro, com o presente, com a insônia, com os problemas. Hoje, deito-me em meio a um amor à noite que existe muito além de horas acordadas. Hoje, despeço-me com a esperança de um ano cada vez mais novo, sem muito exigir de novos algarismos. Hoje, confio em Deus. Hoje, entrego minha vida, meu sono, meus sonhos. E fui dormir em paz.