TRÁFICO

Primeiro dia de aula e a turma já estava na agitação de quarta unidade... risadas, cantorias, borrachas voando, desenhos proibidos passeando sorrateiramente por mãos curiosas.

- Lá vem a diretora! Lá vem a diretora!

Como que por milagre, do caos nasce o paraíso: silêncio mórbido!

Entra dona Ana com seu ar de muitas rosas com espinhos e seu bom dia de acordar leopardos:

- Bom dia, 2º ano A!

- Bom diaaa!!!

Depois de dez minutos de informes, concluiu:

- E não esqueçam de que é terminantemente proibida a entrada de lanches na escola. Fornecemos uma alimentação saudável e gratuita, diversificada e balanceada pela nutricionista. Alguma dúvida?

Como era de se esperar, Joaquim veio com as suas:

- Gostaria de saber qual é o almoço de hoje?

- Estrogonofe de charque!

- E o de amanhã?

- Cozido de charque!

- E o de quarta-feira?

- Refogado de cuscuz com charque! Respondeu a diretora já impaciente.

- Preparem-se: encerramos um ano na Era Frango e iniciamos este na Era Charque!! Que diversidade!!

As gargalhadas tomaram conta da turma e só pararam com batidas trêmulas na porta! Era Gustavo, suado, carregando a mochila na frente da barriga, como se protegesse um filho:

- Desculpe, diretora, o ônibus quebrou e tive que esperar outro!

- Entre e sente, mas saia mais cedo de casa para evitar atrasos!

Sem levantar os olhos, o atrasado correu para a última banca vazia, por coincidência ou não, entre dois amigos de longas datas.

Enquanto a diretora voltava-se para a professora que acabara de entrar, o adolescente sussurrava:

- Galera, galera, me atrasei porque fui comprar. Trouxe da boa! Tô vendendo! Me encontrem no banheiro na hora do recreio.

Atento, quase numa leitura labial, estava Marcelo, um inimigo de longas datas, que pediu para ir ao banheiro, esperou dona Ana sair da sala e vomitou a informação mal ingerida!

- Droga na escola! Tráfico! Que absurdo! Serão expulsos!

O rosto largo da gestora, vermelho de raiva, nunca parecera tanto com uma rosa, uma grande rosa encarnada. Alguns segundos pensativa, tomando um copo de água e batendo com a caneta no birô, pegou o telefone e ligou:

- É da patrulha escolar? Preciso de vocês aqui urgente! Flagrante de drogas!

Na hora do recreio, poucos minutos após a entrada dos suspeitos no banheiro, invade dona Ana acompanhada de dois policiais e dezenas de curiosos.

Apenas uma cabine trancada, de onde podiam-se ouvir vozes... “toma a tua...”, “toma tua”, “quero coca”, “passa a grana”.

- Gustavo, Joás e Fábio, estou aqui com a polícia! Já sabemos o que estão fazendo aí! Saiam dessa cabine já e entreguem essas drogas!

Silêncio.

- Aqui é a polícia, joguem as drogas por baixo da porta e saiam de mãos levantadas ou arrombaremos!

Para surpresa de todos, rolaram por baixo da porta três coxinhas, uma limonada, uma laranjada e uma coca-cola.

TRIMMM!! Acabou o recreio!