Os Deuses do Brasil

Hoje, gostaria de começar agradecendo todo mundo que deixa algum tipo de comentário lá embaixo da minha crônica. Muito obrigado. Aliás, foi graças a um comentário, que comecei a escrever aqui. Foi logo no início, e eu estava com um pouco de medo da reação das pessoas. O que elas achariam sobre o que eu escrevo? Uma droga, lógico. Mas não foi bem assim. Logo quando abri, naquela manhã, antes de ir pro trabalho, estava lá. Uma pessoa perdeu seu amado e precioso tempo não só para me ler, mas também, para dizer que havia gostado do que eu tinha escrito. Emocionei-me, confesso. E isso motivou-me a continuar.

Por isso hoje estou aqui, para falar de um costume chato que temos por aqui na nossa amada terrinha. Acontece que nós criamos, de tempos em tempos, Deuses que seriam representantes claros da divina força do paraíso. Estes Deuses estão por aí aos montes, e claramente, o maior de todos, está na política. Chama-se Lula. Sim, ele mesmo. Representante dos oprimidos, semideus travestido de homem, puro, ingênuo, defensor das minorias escravizadas pela burguesia, o herói do povo.

Percebi isso hoje quando discuti com meu pai acerca do caso do tríplex, do sítio, e de outras pequenas coisas ligadas ao Hércules brasileiro. Não devia ter feito isso. Meu pai, é defensor veemente de Lula. Não só dele, do PT também. Diz, claramente, que foi graças a ele que saímos todos da miséria. Que o país era horrível em sua época, por culpa, claro, do governo FHC. Tadinho. Meu pai, devido a sua idade, não deve se lembrar que logo no início, ele tinha mais de dois empregos. Minha mãe trabalhava também, e muito. Então, ele nem sequer tem a noção de que ele é o responsável pela própria ascensão. Triste isso.

Aos que pensam assim, deixo uma simples reflexão boba: Lula não fez mais do que sua obrigação. Sei que por aqui é tão difícil de encontrar pessoas que, fazem o mínimo pelo qual são eleitos, e aí acontece esse tipo de coisa. É como se você estivesse tão acostumado a levar um soco no estomago, todos os dias, e de repente, alguém passa por você e te dá um tapinha no ombro e um bom dia. Nossa, é magico.

Acho que estamos muito acostumados a nos humilhar. Está mais que na hora de entendermos que, nós somos responsáveis pelo nosso enriquecimento. Olhe ao seu redor. Veja a quantidade de impostos que recaem sobre nós, veja quanto pagamos pelas coisas, e veja o quanto temos de trabalhar para podermos pagar as contas. Ainda assim, você conseguiu. Evoluiu. Ótimo. Você está de parabéns. Não Lula, porque ele, não fez mais do que a obrigação de um presidente da república. Sei que é estranho alguém fazer alguma coisa, mas isso não quer dizer que ele é santo, rei, ou um Deus. Não.

Ele pode roubar, ele pode errar, ele também pode fingir ter um caráter decente, mas, na verdade, ter seus próprios demônios. Isso fica claro. Lula é um ser humano e, como tal, responde sobre qualquer crime, como qualquer cidadão desse país. Ou deveria. Infelizmente, ele sempre vai ser visto como herói. Principalmente, porque as pessoas mais simples desse país não entendem o valor da corrupção. Não entendem que o dinheiro que sai, de algum lugar, deve ser reposto. E meus amigos, a casa cai sempre para o lado mais fraco. Aqueles mesmos que endeusam, pagam caro.

Ninguém deve ganhar os méritos de nossas conquistas. Ninguém deve ser tratado acima de qualquer suspeita. Nem mesmo Deuses. Nem mesmo se eles forem fabricados para suprir a falta desse tipo de divindade. Não precisamos de Deuses, precisamos de mais educação, segurança. E se alguém um dia fizer algo relevante nessas áreas, não estará fazendo mais do que a sua obrigação. Só isso. Dê mérito a quem tem mérito. E falando em mérito, obrigado novamente a quem perde seu tempo para me ler. Vocês são demais.