EU ODEIO PEDRO BIAL

Eu confesso meus pecados: já considerei Paulo Coelho um gênio. Já vi Pedro Bial como um exemplo de inteligência. E já fui fã de Amado Batista.

Atualmente, não sei dizer se fiquei chato ou mais criterioso. Como justificativa, digo que fui fã de Paulo Coelho na adolescência, quando ele era uma celebridade e minhas leituras eram uma salada estranha que misturava autores juvenis com Sidney Sheldon e Harold Robbins. Mas cansei de best sellers e cansei do Mago. Sei que ele está na Academia, mas ser acadêmico não significa mérito, basta dizer que Sarney ocupa uma das cadeiras... Não vou entrar em discussão pra não levar pedrada dos eventuais fãs de Coelho, mas aquela primeira frase que aprendemos, “Ivo viu a uva”, é mais expressiva do que o estilo literário dele.

Sobre Pedro Bial, quem acompanha seu trabalho mais recente talvez não saiba, mas como repórter, ele já conduziu matérias interessantíssimas nos programas jornalísticos da Rede Globo. Hoje a história é outra. Que me desculpem os fãs do “programa.” Mas depois que se prestou ao papel ridículo de apresentador da maior aberração da televisão brasileira, um desfile de tolas vaidades e fúteis personalidades instantâneas, o cara só merece nosso repúdio. Certamente aceitou o cargo pelo retorno financeiro, que não deve ser tão pequeno assim. Na minha humilde opinião, não passa de um reles oportunista. Se existir uma campanha na internet chamada “Eu odeio o Pedro Bial”, por favor, me avisem.

Quanto a Amado Batista... já fui brega e às vezes tenho umas recaídas. Quem já não cantarolou música brega, principalmente depois de umas cervejas? E convenhamos: comparando com o “conteúdo” das músicas atuais (e nisso eu incluo a moderna música gaúcha, grande parte das duplas sertanejas atuais e outros subgêneros que nem me atrevo a citar), as letras do Amado Batista podem ser consideradas quase um clássico. Pelo menos “Princesa!/A deusa da minha poesia/Ternura da minha alegria/Nos meus sonhos quero te ver” tem um pouco de poesia. Mesmo que seja poesia brega, mas todo apaixonado é um pouco brega. Graças a Deus.