Brinquedos

Minha infância foi marcada por jogos tipo Ludo, pega varetas, pula pirata e banco imobiliário. Brinquedos eletrônicos nunca chegaram em minha casa devido as poucas condições financeiras e não conseguia entender como meu vizinho, o Gomes, tinha três bonecos Falcon (minha paixão) e eu não tinha nenhum. O primeiro vídeo Game que conheci foi um tele-jogo na casa do Batista, meu colega de 5ª série e fiquei fascinado de tal modo que não dormi uma noite inteira.

Por isso adoro entrar em lojas de brinquedos e ficar admirando as prateleiras com seus bonecos coloridos.

Por acaso vocês tem bonecos de índios ou soldados?

-O que? (disse a vendedora da loja de brinquedos)

-Tipo forte apache!

Ela ficou ainda mais confusa e foi até uma das prateleiras e mostrou um pacote com alguns soldados de guerra. Fiquei olhando aqueles soldados minúsculos, de cor verde, todos iguais e sem a mínima graça, que nada lembravam o corneteiro do forte, o feiticeiro indígena, o cabo Rusty e o Rim tim tim.

Agradeci e continuei meu passeio pela loja. Quem sabe acharia uma daquelas winchester de acrílico cujas flechas que grudavam na parede foram testemunhas de memoráveis duelos de tiro ao alvo.

-Vocês tem algum boneco da Marvel articulado? Perguntei a outra vendedora!

-Como assim articulado? Respondeu ela.

-Que mexem os braços, pernas....

Ela foi até outra prateleira e puxou um boneco do homem de Ferro cuja armadura tinha a bandeira dos Estados unidos. “Mas a armadura não era vermelha? Pensei” E onde estava o Thor agitando o martelo ou o príncipe Namor na clássica posição de quem estava mergulhando em direção à casa de seu pai Netuno?”

Saí da loja pensativo: “ainda bem que não pedi o chaparral”