A resposta de Jesus

Parece que temos medo daquela resposta de Jesus à mulher do poço.

- Deus busca adoradores de verdade!

A mulher pergunta onde se deve adorar a Deus e Jesus responde que não é um local, mas uma questão de "espírito" e "verdade".

Não me preocupo com as várias interpretações sobre esta perícope, pois a maioria delas só se preocupa em reforçar uma ideia, a qual, o exegeta se simpatiza.

[E é o que tem sido, há tempos, o emprego da hermenêutica nos estudos de teologia]

Fico atento à resposta de Jesus.

O mesmo Jesus que expulsou os cambistas do Templo, agora ignora o Templo e todos os outros templos.

O Templo implica coletividade, mas Jesus diz à mulher que o Pai procura verdadeiros adoradores. O Pai não busca uma multidão que se espreme nalgum santuário em busca dalguma coisa. O Pai busca indivíduos. O Pai não está sujeito à uma instituição, mas deseja se relacionar com pessoas reais, sinceras.

A resposta de Jesus nos dá medo porque exige de nós autenticidade. Exige sinceridade. Verdade.

Tapamos os ouvidos e seguimos as respostas alternativas à resposta do Mestre. Optamos pela mesmice do templo e dissimulação coletiva.

Dessa forma não há como ser discípulo de Jesus, pois aquele conhece a verdade e a verdade o liberta.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 25/01/2016
Código do texto: T5522941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.