TRABALHO SIM, ESMOLAS NÃO

Os programas sociais do governo, quando não se mostram totalmente ineficazes em seus fins, são meramente paliativos e não atendem sequer às necessidades básicas do brasileiro. Na maioria das vezes, beneficiam apenas uma gama de aproveitadores: tudo por falta de uma política de planejamento e execução, que seja eficiente tanto na forma quanto nos objetivos. Mas, por que planejar se não existe o interesse de executar com eficácia?

Tudo não passa de simples enganação. Contudo, como que por milagre, aqui e acolá alguns resultados são alcançados, enquanto que outros são simplesmente desastrosos, veja-se o caso do programa "Minha casa minha vida", quando considerado em suas particularidades ridículas e absurdas.

Ora, sejamos mais realistas e menos políticos. Melhor seria que o governo volvesse seus esforços no sentido de oferecer um ensino de qualidade aos nossos jovens, cuidando, também, um pouco mais da saúde e da segurança do povo brasileiroin -- ao invés de derramar milhões de reais nas mãos de alguns pilantras-- , desperdiçando recursos em programas de cunho exclusivamente paternalista e eleitoreiro.

Se os governantes se preocupassem realmente com as necessidades do povo, com certeza não teríamos famílias que dependessem de 'bolsa família' ou de qualquer outra forma de esmola.

Afinal, a função do governo não é dar esmolas e sim criar condições para que o cidadão possa ganhar o pão de cada dia com o suor do próprio rosto. Por isso, é que me valho da sabedoria de um provérbio milenar: "Ao invés de dar o peixe, ensine um homem a pescar".

Jota Santiago.

JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 23/01/2016
Reeditado em 24/01/2016
Código do texto: T5521013
Classificação de conteúdo: seguro