Tragédias anunciadas?

Este ano que está encerrando-se muitos fatos foram os que marcaram a vida de cada um de nós. No entanto, penso que as duas principais notícias que chocaram a todos com igual espanto e comoção foram as tragédias que ocorreram em Mariana/MG e Paris (França).

É claro que ambas foram totalmente diferentes uma da outra, a tragédia francesa foi por radicalismo e extremismo religioso, já Mariana, foi por uma irresponsabilidade da empresa que visando cada vez mais, seu lucro, descuidou-se da segurança em suas instalações de mineração. Isso causou um enorme dano ambiental que vai demorar muitos anos para ser reparado, isso, sem falar no prejuízo das famílias afetadas e das mortes causadas.

Sendo assim, é claro que esta não foi a primeira vez que ocorreu um desastre ambiental e nem mesmo a primeira vez que ocorreu um ataque como o de Paris. No entanto, estas tragédias humanas não poderiam ter sido prevenidas ou minimizadas? No caso francês, penso que o que pode ser feito para que fatos assim jamais se repitam é, o ensino e campanhas de conscientização e respeito às diferenças existentes, é claro que isso cabe na realidade brasileira, muito embora, nunca tenhamos tido um episódio assim.

No caso da tragédia brasileira de Mariana, um maior rigor na concessão de licenças ambientais, seja para que fim for, juntamente com uma fiscalização rigorosa dos empreendimentos liberados, com punições severas em caso de ocorrerem acidentes, principalmente se estes forem causados por “falhas humanas”. É fato que nada disso, vai fazer com que voltemos no tempo e evitemos o acontecimentos destas duas barbáries, mas, espera-se que nos ajude a pensar em estratégias para nos previnir-mos. Aproveito para deixar aqui registrado os meus sentimentos a todos que perderam seus entes nestes dois episódios.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 28/12/2015
Código do texto: T5493640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.