FIDELIDADE

FIDELIDADE

Fidelitas, lealdade, completa adesão, observância da fé ou das convicções que a pessoa tem com respeito à outra. Essa fidelidade é um forte sinal da verdade, da sinceridade, da tenacidade nas afeições e no implemento das suas coerções, ou seja, mostra-se digno de confiança. Essa palavra tem sua origem na fé. Em hebraico o termo ‘emet, tem sua origem na fé. São Gerônimo ao traduzir os textos hebraicos para o latin, ele fez a tradução do ‘emet para o filelitas, que é o mesmo que fé. “Confiei a administração de Jerusalém a Hanani, meu irmão, e a Hananias, comandante da cidadela, pois era um homem fiel (‘emet) e que temia a Deus mais do que muitos outros” (Ne 7,2).

O sentido de fidelidade, na sociedade atual, sofre uma enorme dificuldade com relação à sua essência. Talvez por ser uma experiência de profunda autonomia, pois é livre decisão e expressão de cada um. É o próprio ser humano que decide para que, e de que modo vai nortear a sua própria vida. Então a fidelidade passa a ser um ato criador, pois tem a possibilidade de começar novas relações ou manter as já existentes a partir de um ato livre e simpático.

A pessoa que não é capaz de ser fiel, vive atada numa estéril solidão que acaba levando ao solipsismo ou até à morte em vida. Quem é fiel consegue ser o que de fato é. Ou seja, consegue ser a si mesmo. Todo o ser humano sente o desejo, no mais profundo do seu eu, de ser fiel e de receber fidelidade. Pois a fidelidade provoca, chama a pessoa para ir adiante, ela nada tem de sujeição, de insegurança, embora não seja possível esquecer a história passada, ou o fato de infidelidade existente na vida.

A fidelidade é amicíssima da confiança. É impossível a pessoa dizer que é fiel se ela não é capaz de confiar nela mesma e na pessoa ou pessoas com a qual ou com as quais ela convive.

É necessário que a pessoa confie em si mesma para ser uma pessoa fiel. Então,o primeiro passo da fidelidade é a pessoa confiar em si mesma.. Ela precisa viver em conformidade com as experiências próprias do eu, sendo consciente dessa luta vital entre a sinceridade e a fidelidade à opção fundamental de vida. Isso exige diálogo, conhecimento, princípios de vida da pessoa diante de si mesma e dos outros. Mesmo diante do pensamento globalizado atual onde a fidelidade está mais próxima do material do que da essência humana que há em cada pessoa, é possível viver a fidelidade, pois ela faz parte da essência de cada um.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 02/07/2007
Código do texto: T549223
Classificação de conteúdo: seguro