Pela primeira vez passarei o Natal  fora do Brasil,mas em boa companhia dos meus filhos, noras, netos e amigos! O clima natalino já está contagiando aqui em Dublin, as casas já estão decoradas, e aquele friozinho está anunciando o inverno, mas a neve ainda não deu o ar da graça.  Para os irlandeses, o Natal é a data mais importante e animada do ano. Diversos ditados enriquecem as lendas e as tradições entre as famílias! Dizem que Natal sem neve é um mau sinal, a ausência do frio e dos flocos brancos sobre as casas e carros pode prever, um ano cheio de dificuldades para os irlandeses, de acordo com os contos antigos. Mas na maioria das vezes, o Natal é comemorado sem neve,como disse alguns amigos Irlandeses[risos]


Quem nunca sonhou em passar o Natal num país com neve e algumas tradições diferentes??? Eu sonhei...[risos] Bom, a neve na Irlanda não é garantida esse ano, mas as tradições, essas sim são um evento a parte.
Como ainda não passei pelo dia 25; Natal fica um pouco difícil comentar sobre como ele é na Irlanda, mais precisamente em Dublin! Dizem que outro costume é a narração de histórias na noite de 24 de dezembro. Geralmente, o homem mais velho da família reúne as crianças e os jovens em volta da mesa para contar a vida de Maria e José até a chegada a Belém e nascimento do Menino Jesus. E para completar o clima de Natal, as famílias colocam velas acesas nas janelas de suas casas, sinalizando boas vindas ao casal, iluminando o caminho do Menino Jesus.

 
A grande maioria dos irlandeses é católicos, por isso as tradições natalinas do país estão profundamente associadas ao catolicismo. A ceia é comemorada na noite do dia 25 de dezembro, diferente de nós brasileiros que costumamos comemorar o nascimento de Jesus no dia 24. Uma das curiosidades mais graciosas da tradição natalina daqui, é que depois da ceia, os irlandeses costumam deixar um copo de leite e um pedaço de pão próximos à porta, como símbolo de hospitalidade. Dia 24 de dezembro é o momento de dar os últimos toques nos itens da ceia e correr atrás dos presentes que faltam...não deixam de dar presentes para ninguém!


Eles tem tantas tradições, que estou pesquisando o que escrever para contar para vocês, que acompanham meus relatos! O Papai Noel deixa os presentes durante a madrugada e logo cedo as crianças já estão acordando para abri-los. Outro hábito irlandês é ir à Midnight Mass (Missa da meia-noite) uma das mais frequentadas de toda a Irlanda. É um momento espiritual importante que reúne famílias e comunidades, reforçando ainda mais o espírito de compaixão e proximidade! Muitas coisas são iguais ao Brasil! E com certeza vou adorar passar o natal aqui nesse país de pessoas tão acolhedoras!



O Natal é à Celebração do nascimento do Menino Jesus! Que nesse Natal, possamos deixa-lo nascer em nossos corações, crescer e reinar, nos transformando no mais puro amor! Que o espirito de Natal esteja em cada um de nós, deixando nossos lares cheios de luz, mas refletindo, o verdadeiro motivo do Natal! Que neste Natal cada um de nós, procure doar um pouco de si, não somente em coisas materiais, mas principalmente em pequenos gestos para com o próximo! FELICIDADES,  MUITO  AMOR  E  MUITA  PAZ!



Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]*Poetisa do Amor*

-------------------------------------------
Lianatins
Enviado por Lianatins em 19/12/2015
Reeditado em 17/12/2018
Código do texto: T5485069
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.