ESCRITORA NEGRA

“A nossa escrevivência não pode ser lida como história para ‘ninar os da casa grande” e sim para incomodá-los em seus sonos injustos”

Conceição Evaristo

Sempre me incomodou ser a “escritora negra” supunha-se que só escrevia falando da cultura afro descendente. Esse peso de ser negra e ainda escrever e ter por obrigação uma opinião formada sobre o racismo só não bloqueava minha inspiração por que tudo que eu queria era escrever. Toda vez que me pediam para ter uma posição mais contundente em relação ao preconceito ficava horas pensando como escreveria. Minha inexperiência com o assunto era total, pois viver o preconceito era bem diferente de colocar no papel. Não dava para falar tudo que acontecia comigo e com muitas outras, de vez enquanto claro, sem se colocar como a coitadinha. Injustiçada acorrentada de novo com o preconceito infundado dos brancos. E o tempo passou e me vejo outra vez falando “pela primeira vez” de preconceito racial, sem problema nenhum. Sem me achar “a” escritora negra, mais simplesmente uma escritora que escreve sobre tudo inclusive sobre sua etnia. Sem traumas sem neuras, sem raivas. Expondo o que eu acho, com o discernimento que só o tempo é capaz de nós propiciar...

RÔCRÔNISTA
Enviado por RÔCRÔNISTA em 17/12/2015
Código do texto: T5483532
Classificação de conteúdo: seguro