Pesquisa indica que Estresse e Tristeza não matam!

Quantas vezes ouvimos algumas pessoas afirmarem que a tristeza e o estresse nosso de cada dia poderiam matar?

Poxa vida, escutei muitas vezes tais frases.

Assim, quando queria ficar triste ou ligeiramente estressada lembrava das recomendações e mudava o foco, desviava o pensamento, orava e pedia graça a Deus para prosseguir a longa e exaustiva jornada da vida.

Acabei de ler uma matéria bem interessante que trata de desmentir tudo o que aprendi ao longo da vida onde me juravam que a Tristeza e Estresse poderiam até matar!

No entanto, uma matéria veiculada recentemente na BBC Brasil alega que pesquisadores de Oxford descobriram, após vários anos de séria pesquisa, que Tristeza e Depressão não mata ninguém!

Maravilha!

Gostei da matéria lida, tomo a liberdade de compartilhar com meus leitores e agora propago ao mundo que quem quiser ser ou ficar triste, pode ficar sem temores.

Por outro lado, quem almejar curtir um chato estresse (tem gosto para tudo), faça-o sem medo.

A ordem é ser autêntico com tristeza ou sem tristeza.

Com depressão ou sem depressão.

Seja autêntico e leal sempre: isto é o mínimo que você pode fazer por si mesmo!

Veja a matéria objeto da minha Crônica:

Analisando os hábitos de mais de um milhão de mulheres britânicas de mais de 50 anos, durante uma década, os pesquisadores contradizem o argumento de trabalhos anteriores de que ser infeliz faz mal à saúde.

O estudo de Oxford, publicado na revista médica The Lancet, alega que iniciativas prévias confundiram causa e efeito. Estudos anteriores sugeriam que o grau de felicidade das pessoas poderia ajudar a prever a duração de suas vidas - e que alterações em hormônios de estresse ou no sistema imunológico aumentam risco de morte.

Mas o time pesquisadores britânicos e australianos argumenta que houve falha em analisar a chamada causalidade reversa - basicamente, pessoas doentes não teriam como ficarem felizes.

Participantes do "Estudo do Milhão de Mulheres" tiveram que regularmente avaliar sua saúde, felicidade e níveis de estresse. Os resultados mostraram que as diferenças de estados de espírito não tiveram impacto algum nas chances de morte durante o estudo, depois de fatores como saúde e tabagismo serem levados em conta.

"Doenças deixam as pessoas infelizes, mas a infelicidade por si só não deixa ninguém doente. Não encontramos efeitos diretos da infelicidade ou do estresse na mortalidade, mesmo em um estudo de 10 anos com um milhão de mulheres", explica Bette Liu, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto.

Richard Peto, coautor do estudo, disse que fumantes "sociais" tinham o dobro de chances de morrer durante o estudo, prognóstico que cresceu para 3 vezes no caso do tabagismo regular. Mas que a felicidade era "irrelevante".

Peto, porém, alerta que o que chama de "mito" pode estar muito enraizado na percepção pública. "As pessoas ainda vão acreditar que estresse provoca ataques cardíacos. Não é verdade, mas é conveniente", afirma Peto.

Link BBC http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151210_estresse_nao_mata_fd

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 13/12/2015
Código do texto: T5478477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.