Esse final de semana fui a Amsterdã, com meu filho e minha nora,tenho que aproveitar as férias deles! Alguns amigos também nos acompanharam. A cidade logo encantou, no caminho do aeroporto para à cidade, a vista das casas, da organização das ruas já mostrou que estamos no Norte da Europa. A arquitetura é bem diferente de outros países aqui na Europa! Eu pessoalmente fiquei encantada com a educação das pessoas,  passamos três  dias em Amsterdã, e na verdade foi suficiente para ver tudo o que queríamos... É uma cidade pequena e a área turística pode ser percorrida a pé tranquilamente para conhecer os caminhos e encantos da cidade! Amsterdã,  capital da Holanda; charmosa com seus vários canais, respira um ar jovial, cosmopolita, como o atrativo extra de ser uma cidade incomum do ponto de vista social. "A cidade de todas as liberdades". Aqui não vi quase carro pelas ruas,  parece que todos andam de bicicleta! E cuidado com elas porque, os ciclistas da cidade parecem estar sempre com pressa e atrasados pra tudo! 

Começamos nosso roteiro pelo Museu Van Gogh, que está localizado na Museumplein, bem próximo de onde estávamos hospedados. Ao entrar já deu para notar que o museu é uma das atrações mais concorridas da cidade, pois estava simplesmente abarrotado! Para terem uma ideia, haviam esgotado os audioguias, de tanta gente visitando o local ao mesmo tempo. O museu é bem interessante, pois tem o maior acervo de Van Gogh do mundo e mostra a evolução do artista nas suas técnicas. Além disso há obras de outros artistas, como Monet, Paul Gauguin entre outros. Saindo do Museu Van Gogh, depois de uma pausa rápida para almoçar, seguimos caminhando da Museumplein, passando pela Leidseplein, área cheia de bares, restaurantes, teatros e com um ambiente ótimo. E nossa próxima parada seria a Casa de Anne Frank, local onde permaneceram escondidas duas famílias judias durante a Segunda Guerra e de onde foi escrito o best-seller, O Diário de Anne Frank.

Depois de uns 20 minutos de caminhada, chegamos à casa de Anne Frank.  A fila estava grande e entrar na casa de Anne Frank, foi uma viagem no tempo e nos fez parar para pensar nas atrocidades que o ser humano fez ao longo da história (e ainda está fazendo). É triste pensar que, o que hoje é um museu que conta a história do preconceito e perseguição sofridos pelos judeus, foi um dia um esconderijo real para que uma família pudesse sobreviver aos horrores de uma guerra,e foi lá que Anne Frank escreveu o seu diário! A visita para nós foi emocionante e nos ajudou a entender um pouco mais como foi a vida dos judeus durante a Segunda Guerra.

Saindo da casa de Anne Frank, seguimos passeando até chegar na Dam Square, praça central que é o coração de Amsterdam, onde está localizado o Palácio Real, a Nova Catedral e o Monumento Nacional, construído em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial. Bem pertinho dali está o Red Light District, sem dúvida o bairro mais procurado pelos turistas. Para descrever o bairro de alguma maneira, é um local para maiores de idade. Ali é a região dos coffee shops, locais onde o consumo de maconha é permitido e que para alguns, é o principal atrativo da cidade, também oferece  oportunidades para os que buscam prazer adulto. Em um rápido passeio pelo bairro, se pode entender o porque do nome do local, pois as luzes vermelhas chamam a atenção para as vitrines, onde as prostitutas da cidade oferecem seus serviços. Um passeio por ali é uma experiência no mínimo diferente de tudo o que já viu por aqui...Passamos bem rápido por lá, pois minha nora não gostou do que viu e meu filho não queria que eu também presenciasse!

O nosso segundo dia em Amsterdã, saímos do Hotel que estávamos hospedados, para continuar o percurso pela cidade. A primeira parada foi o Bloemenmark, o mercado de flores da cidade que se tornou mais um atrativo turístico. Está localizado no Canal Singel e um passeio por ali é parte obrigatória da viagem, a variedade de flores é enorme e a combinação de cores e cheiros é inigualável. Dali seguimos para a Chinatown (Bairro Chinês) para um rápido passeio e aproveitamos para visitar um Monastério Budista que existe ali. Sem dúvida os maiores atrativos de Amsterdã são o Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank e a cidade em si...que é muito bela! Caminhar por aqui permite entrar em contato com o dia-a-dia dos moradores locais, com o ar bucólico que estes canais dão à cidade e com a sua essência...É preciso tirar muitas fotos pois a cidade é linda com seus canais!

No terceiro dia, ficamos fazendo passeios por toda a cidade, e fazendo compras, a noite fomos jantar, na área de Leidseplein, onde há um sem fim de bares e restaurantes. Nos arredores da rua Korte Leidesedwarsstraat podemos encontrar boas e variadas opções de restaurantes e preços. A meia noite partimos  para o aeroporto rumo a Dublin! Não sei qual será minha próxima visita[risos]E quando voltarei para o Brasil! Estou adorando também passear aqui em Dublin que é maravilhoso! Deixo um grande abraço de carinho para todos vocês!



Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]*Poetisa do Amor*

____________________
Lianatins
Enviado por Lianatins em 01/12/2015
Reeditado em 13/10/2016
Código do texto: T5466544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.