A PALAVRA É “QUERER”

A semana nacional de prevenção às drogas é comemorada entre os dias 19 a 26 de junho anualmente. Dessa maneira a sociedade volta ainda mais a atenção a esse assunto, que muito tem sido discutido em todos os meios sociais e acomete muitas de nossas famílias brasileiras.

As substâncias entorpecentes, ou popularmente chamadas de “drogas”, causam grandes malefícios aos dependentes químicos e ainda envolvem toda a família, transformando o que era um ambiente de construção diária de harmonia, em desespero, agonia e tristeza.

No hodierno adolescentes e jovens estão mais suscetíveis a iniciar neste “caminho do mal”, pois estão descobrindo a vida, estão se descobrindo e tentando afirmar e reafirmar sua identidade e personalidade. Isso pode ocorrer em “festinhas”, casas de “amigos”, amigos com aspas, pois aqueles que oferecem drogas aos outros não se pode chamar em hipótese nenhuma de amigo. Porém como o jovem, por vezes, precisa de ter o seu grupo, a sua “galera”, ele quer se fazer presente naquele meio social e fazer tudo o que ele faz.

Lembremo-nos do ditado popular: “diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem tu és”. Essa frase serve bem para refletir o caminho, o direcionamento que se quer para a própria existência. Pode ser que você em seu dia a dia seja rodeado de pessoas usuárias de drogas, mas se abstenha disso, todavia é pacífico dizer que aquele que é realmente amigo deve ser um exemplo para o outro, ou seja, buscar o caminho do bem e da verdade. Se você, por exemplo, tem um amigo que é estudioso, provavelmente você será influenciado por ele para a leitura e para o conhecimento. Se você tem uma amiga que é dançarina, você será estimulada por ela, às vezes, de maneira inconsciente a ser uma dançarina(o), ou no mínimo de saber, de se envolver e ter uma opinião formada a respeito do conceito da dança.

Por isso, você jovem, menino, menina ou mesmo você já adulto! Lembre-se, quando sua mãe ou seu pai disse: não ande com esse ou com aquele! Pense, reflita! Os bons pais sabem, na maioria das vezes, qual é o melhor caminho que que se deve seguir. E não desejam definitivamente o fracasso do filho, mas sim o maior sucesso que ele possa alcançar.

As famílias que vivenciam o problema das drogas em casa irão ratificar isso. Não se quer, e nem se pode discriminar a ninguém, contudo é mais fácil para um pai enfrentar vários outros problemas de grande complexidade do que um filho se tornar um traficante de drogas ou mesmo um dependente químico. Pois seja qual for a opção de vida ou mesmo o acontecimento de fatalidades diversas, os pais aspiram a felicidade de sua prole, e é isso o que importa. Há uma outra assertiva do poeta Ferreira Gullar que expressa: você quer ser feliz ou ter razão? A felicidade, ás vezes, não acompanha a razão.

Vale dizer que existem tantos caminhos que levam ao bom êxito, a liberdade, o orgulho de ser quem se é, sem precisar de se esconder, sem precisar viver na escuridão. Dessa maneira a sociedade precisa se organizar cada vez mais para direcionar o jovem para o que é justo, para o que é saudável, louvável e admirável. Já proferiu certa vez o teólogo e pensador Martin Luther King que o preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.

No esporte se pode alcançar glórias, ser um campeão reconhecido em sua cidade, em seu Estado, talvez aclamado pelo mundo inteiro. Na espiritualidade, se pode buscar sabedoria na palavra de Deus, seja qual for o credo ou a religião. Esse caminho será de prosperidade no modo de agir, de valorizar o ser humano na intensa construção de paz.

Se você quer crescer intelectualmente empenhe-se nos estudos, no esporte, na arte, no bem. Tudo isso traz liberdade de expressão, de conhecimento, traz a descoberta de si mesmo e autoconhecimento. Traz a amplitude visual de um mundo ainda maior e mais repleto de oportunidades para contribuir com toda a humanidade. Tudo depende apenas de você, se você acreditar, se intensamente do fundo do seu ser quiser poderá mudar. Basta você querer!!!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 26/11/2015
Código do texto: T5461997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.