25 DE AGOSTO – ESTE É O SEU DIA, SOLDADO!!!!

Muitos jamais pararam para refletir a magnitude que esse profissional ocupa perante a humanidade, o papel que desempenha e o quanto tem construído pela segurança das nações e para garantir os direitos fundamentais da pessoa.

Esta data foi instituída em razão do então Luís Alves e Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803. O vocábulo “soldado” é de origem latina “solidarius”, ou seja, aquele que vive para servir. Em maior amplitude se pode dizer que soldados são todos aqueles que, por opção pessoal ou profissional, doam sua vida em prol da vida.

Acredita-se que o valor de uma profissão, o valor de uma ação está em servir. Tudo aquilo que se faz, quando se pode auxiliar alguém é indubitavelmente servir. Ao se fazer o bem, quem o fez deverá estar plenamente realizado, pois igualmente merecerá o bem. E em nossa existência não deve haver nada mais intrépido e nobre do que o valor do servir.

Com esse espírito diversas escolas no país fazem desenhos, entoam canções, escrevem frases, vão aos batalhões de Polícia e das Forças Armadas para homenagear aquele que muitas vezes é tido como um herói. A criança e o jovem sabem que esse profissional, defensor luta por uma causa, luta pela justiça, trabalha em prol da paz social. Ainda que exista quem pense de forma divergente, o soldado é como todos os seres humanos, é um ser criado por Deus, imperfeito, mas que como a maioria, esforça-se para cumprir sua missão, acertar e restabelecer a ordem e a tranquilidade sempre que está investido de sua face profissional.

Lado outro, igual a todos vivencia problemas, constrói família, tem esposo (a) e filhos, brinca, chora, sorri e apossa-se de uma grande missão SERVIR AINDA QUE COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA. Essa frase faz parte do juramento de todo militar, no momento em que é declarado como tal, no fim do curso de formação.

Quando o soldado provoca um sorriso em uma criança, ou a emoção em alguém que ele trouxe vida e paz, aí sim, está o seu maior prêmio. Todavia quando esse homem aguerrido presencia a miséria ou uma tristeza; uma infelicidade ou uma violência, nele deve brotar um sentimento de indignação, mas não obstante a isso, um sentimento de empatia e fraternidade para agir em socorro àqueles que dele necessitam.

Desse modo o soldado não desiste, ele tem coragem, tem energia, é proativo e em rastreio da verdade promove a solução. Ele não descansa enquanto tudo o que for necessário não for concebido e efetivado. Mesmo que, por vezes, ele possa se frustrar por alguma intempérie, nele sempre há a convicção de esperança, de perseverança e disciplina.

Diante disso ele sabe que pode tudo ficar obscuro e sem razão, ainda assim confia que um novo sol renascerá e trará um novo dia para que mais pessoas possam ser protegidas, para que ele possa servir a sociedade em toda sua diversidade, sem desanimar, buscando cada vez mais fomentar a cidadania, a dignidade humana e tornar cada vez mais o seu universo mais harmônico e mais cordial. Por isso, Soldado, parabéns pelo seu dia! Seja firme e perseverante sempre, pois todo o corpo social, mesmo às vezes sem saber, precisa e espera por você!!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 26/11/2015
Código do texto: T5461995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.