Vamos saudar o Brasil

Eu tenho uma teoria muito interessante. Ela é tão interessante que pretendo compartilhar com vocês, caros leitores.

Lembro-me da vez em que a nossa presidente da república disse para saudar-mos a mandioca. Pois bem, desde então eu tenho ficado pensando nisto tudo e creio eu que descobri o real significado desta frase absurda. Não, nós não temos uma presidente burra, que fala coisas sem sentido. Ela usou essa frase grotesca apenas para nos alertar sobre a nossa condição. Era isso, mas ninguém entendeu.

Sim eu me recuso a acreditar em uma presidente da república, eleita pelo nosso povo, em um sistema democrático totalmente funcional como o nosso sendo apenas uma tola. Existe uma verdade por trás disto tudo e eu irei lhes explicar agora.

A grande verdade é que quando a presidente disse, "vamos saudar a mandioca", na verdade ela falou vamos saudar o Brasil. A mandioca neste caso é tudo o que a gente está acostumado a receber sendo geralmente mais caro e de pior qualidade que em outros lugares do mundo.

A mandioca é a Internet que fica bem abaixo do que o plano que nós pagamos. Sendo este plano horrivelmente caro. É o automóvel que custa o dobro do que em outros países. São os impostos que nós pagamos para receber em troca insegurança, má educação e péssima infraestrutura urbana. A mandioca é uma metáfora para aquilo que nós geralmente recebemos de bom grado.

Então obviamente que a presidente da república pensou: "Por que não saudar tudo isso?" Afinal de contas o povo adora isso. Cada nova empresa que vem de fora já sabe disso. E quando vende seu produto aqui, pensa na mandioca. Aquela que a presidente quis saudar. E vende mais caro, porque nós adoramos pagar mais caro. Isso é maravilhoso. Ostentar nossos carros de R$ 50 mil, sem saber que em outros lugares eles comprariam dois destes por este valor. Mas dai não daria pra ostentar daria?

Confesso que o tema não é atual, mas é que leva tempo pra dissecar tudo isso. Não dá pra simplesmente crer em besteiras ditas pela mulher mais poderosa do país, eu tinha de ir mais a fundo.

Ou talvez ela só quis saudar a mandioca mesmo. Azar. Saudemos a mandioca e o milho. E a internet, os carros, a gasolina e tudo mais. Saudemos os braços cruzados e as micaretas travestidas de protestos que fazemos. Saudemos nossa pobre e tola nação.