VITÓRIA EM SI!!!

Para superar a batalha diária o homem tem de confrontar leões no mundo e em si mesmo para não se tornar um retrato da procrastinação. Que tal premissa se pode suplantar em uma postura embasada e em ações desafiadoras. Ações essas que se traduzem e se concretizam no triunfo sobre toda e qualquer forma de indolência e displicência. O pensador, filósofo e escritor alemão Johann Herder afirmou que quem vence um leão é um valente; quem domina o mundo é um homem de valor; mas, mais valente e corajoso do que todos eles, é aquele que realmente sabe dominar-se a si mesmo.

Por vezes a visão se turva, o corpo pode perder a resistência e as pernas podem não ter uma base firme para se levantar e seguir adiante. Nesse momento pode ocorrer uma sensação de cansaço, de impotência ou de desânimo. E ainda assim outros mecanismos corporais deverão ser acionados para trazer à tona o último suspiro ou a salvação de todo o sistema orgânico individual humano.

Por conseguinte a emoção, pode como uma máquina, causar um “curto”, ou um descontrole. A psiquê e a mente podem estar iniciando um colapso total. Nesse momento pode haver a perda de outros sentidos, e com isso uma das faces humanas, mal resolvidas, pode aflorar com um semblante desconexo, em desequilíbrio e em desfiguração. Àqueles que lhe conhecem ou que lhe tem como referência podem também ficar perplexos e estarrecidos, sem compreender o que está acontecendo ao constatar tal instabilidade físico psíquica.

Dessa forma pode parecer que há um sentimento intrínseco de abandono, de que se jogou tudo para o alto, de se bater com toda força na mesa, de se perder em quem se é, em quem já foi e em quem se pretendia ser. Segundo Dalai Lama o egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo. E o diagnóstico inegável é que ele foi acometido pelo desespero, por algo com tamanha negatividade que parece se apossar de tudo com voracidade e afobação.

Contudo, eis que subitamente ouve-se uma voz interior, uma força do alto, um sentimento de acalento e de profunda harmonia consigo, com o meio e com o outro. E também destarte se pode refletir o que assevera Padre Fábio de Melo: aceitar-se como ser humano cheio de limites e fraquezas é acima de tudo, sinal de equilíbrio, paz consigo mesmo e felicidade. Com esse raciocínio há, então, uma sensação de fortaleza, de resignação, de segurança, de superação que domina a tudo. E é chegado o momento! Um sentimento de ebulição corporal, de aceleração cardíaca, mas também de bem estar e de hilaridade! A batalha contra si mesmo foi vencida! Aquele que por um momento estava fraco, se verteu em um ser sobrenatural, em um ser espiritual que reluz e clarifica a tudo que o rodeia e a tudo que se vê e o que se toca. O bem venceu o mal! O amor venceu a dor e o terror! A paz venceu a ira!

Somos nós assim! Dia após dia. Passado, presente e futuro. Em busca da purificação, do aperfeiçoamento, em busca do glorioso, da harmonia e do que é divino.