VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DE ENTICAR?

Detesto esta palavra. Quando criança ouvia-a seguidamente, sempre tinha alguém gritando:

- Mãeee fulano está enticando comigo!

Enticar era coisa de criança, hoje elas preferem outras coisas.

Tenho visto alguns adultos integrantes das polícias militares que talvez não tiveram a oportunidade de enticar com algum vizinho, com algum colega de escola, quando ainda crianças, então ficam inticando integrantes das polícias civis.

Se eu fosse da polícia civil me manifestaria uma única vez e esperaria para deitar e rolar quando a sociedade der-se conta de que tudo não passou de uma aventura pelos fiéis defensores do tal ciclo completo de polícia.

Rotineiramente critico a postura de algumas policias militares e-ou segmentos delas, quando receitam o tal ciclo, como solução à violência e criminalidade, não porque eu seja contra a instituição que dediquei 41 anos de serviço, mas por assistir o pouco que é possível fazer já no primeiro postulado do ciclo, que é a prevenção.

Atualmente a prevenção praticamente inexiste, as polícias militares são reativas, não deliberadamente, mas por falta de recursos materiais e humanos, então a briga deve ser esta, pelo investimento que permita o cumprimento da meta institucional e não abocanhar mais tarefas sem que haja condições humanas e materiais de cumprir as já existentes.

Infelizmente a sociedade levará pelo menos uns cinco anos para dar-se conta do tempo perdido.

São aquelas brigas que alguns abrem e conseguem arrastar multidões na febre do ouro, ou quando muito de um quadro na parede, ou de um artigo num cantinho de algum matutino.

Quem sabe alguma instituição cresça o olho na prevenção?

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 13/11/2015
Reeditado em 13/11/2015
Código do texto: T5447481
Classificação de conteúdo: seguro