Reflexões Sobre o Tempo e Uma Homenagem

O tempo é um dos principais mistérios da humanidade. Dentre todas as coisas que ela se deu ao trabalho de tentar medir e entender, creio, que seja aquela que mais rendeu dor de cabeça.

"Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." Já dizia Einstein. "Cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete. "Já dizia a rádio relógio. Essas diferentes interpretações sobre o tempo mostram o que separa o conhecimento científico sobre a astrofísica e aquilo que nós, humanos, conseguimos perceber através da nossa compreensão do espaço a nossa volta. O mais renomado do cientistas não conseguirá suplantar aquilo que seu cérebro percebe, mesmo sabendo que as nem tudo ocorre da maneira como ele percebe. É isso que o tempo representa, a completa distorção dos nossos sentidos.

No nosso cotidiano o tempo costuma brincar conosco diariamente. Aquela aula que nunca acaba, aquele beijo que passa rápido demais...

Creio, porém, que sua maior influência seja nas relações através dos anos. Amigos que se distanciam, amores que acabam... entretanto, existe um contraponto: As relações que se mantém e principalmente se fortalecem.

Nesta semana Gustavo, meu primo, fez 17 anos. Nossa relação mudou muito nesse período e posso dizer, com certeza, que foi para melhor. Superamos brigas, frustrações e pequenos orgulhos individuais para nos aproximar-mos. Hoje, ele é um dos meus melhores amigos e, para mim, a prova viva do poder do tempo sobre as relações.

Parabéns Gustavo