O BRASIL TAMBÉM É UM PAÍS PARA SER AMADO

Num debate entre amigos, todo mundo falava ao mesmo tempo a mesma coisa: "o Brasil é um desastre!" e eu notei que todos ali inclusos na roda criticavam o próprio país em que viviam e eram brasileiros. Afinal, o brasileiro não deveria defender seu país ao invés de favorecer outros? Brasileiro é mesmo um traidor da pátria! Vive dizendo que vai se mudar para os Estados Unidos ou para a China, porque o Brasil é um circo e tá cheio de palhaço, a política é corrupta, o rico é quem manda e o pobre é quem obedece, e tudo mais. Todavía, não somos nós "os brasileiros" quem construímos o Brasil? Acaso o Brasil seria o Brasil se quem nele habitasse fossem os americanos? A primeira coisa que eles fariam era pedir que o Iraque lançasse uma bomba capaz de destruir todo o país para que pudessem começar do zero. Mas, o que o brasileiro tem que entender é que fugir para outro lugar não é a melhor forma de resolver ou melhorar os problemas do nosso país, mas é fortalecer o pensamento de outros que acham que o nosso país é uma piada. O que precisamos fazer é provar para estes e até para nós mesmos que, assim como Barack Obama não se intimidou com o preconceito por causa de sua cor e hoje é o primeiro presidente negro da história; assim como Albert Einsten, que era um menino tímido, sofria bullyng na escola e tirava notas ruins, se tornou o maior Físico Matemático de todos os tempos, assim como o Japão superou os impactos da Segunda Guerra Mundial e atualmente é uma das nações mais importantes do mundo, destacando-se na área da tecnologia e economia, o Brasil pode sim também superar todas as críticas e dificuldades possíveis e se tornar um país de exemplo, não tão somente um país de todos, mas um país de muitos que optaram por lutar por seu tão amado lugar!

O Brasil não é só isso que vemos na telinha da TV, ele vai muito além, tem defeitos? Sim, mas qual país não tem? Talvez o Brasil esteja um pouco mais à frente quando se diz respeito às deficiências nas diversas áreas, contudo, comparado à tanta miséria que se enfrenta na África, às guerras constantes no Oriente Médio, aos países que tremem com terremotos e se assustam com vulcões em erupção, somos um país maravilhoso! Um país que tem suas belezas a serem ainda descobertas, porquanto, tudo que é valioso não está exposto, mas habita as profundidades das minas. E como já dizia Gal Costa: Brasil! Meu Brasil brasileiro.

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 02/11/2015
Código do texto: T5435747
Classificação de conteúdo: seguro