SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO




“Sendo eu um condescendente apaxonado pelo vale do picão, não poderia deixar passar em branco sem registrar a origem do nome do nosso município” Bom. Despacho.” Titulado inicialmente por nossos ascendentes portugueses, seus fundadores, como freguesia de Nossa Senhora do Bom Despacho do Picão,
Os Santuários de Nossa Senhora do Bom Despacho existentes no Brasil tiveram suas origens na ordem religiosa cultuada em Portugal, aonde de inicio era mencionado apenas como Santuário do Bom Despacho.

Cujos atributos milagrosos creditados a Maria mãe de Jesus ocasionou o nome de santuário Bom Despacho. Localizado na freguesia de Cervães, conselho de Vila Verde distrito de Braga em Portugal. Foi fundado em 1644, pelo ermitão João da Cruz. Está classificado como Monumento de interesse público desde Dezembro de 2012
Como constam os anais da historia religiosa portuguesa sua fundação aconteceu por um voto de João da Cruz - o seu primeiro ermitão -, esse é um conceito que justifica sua existência,
Natural de Bela, Monção, João da Cruz abraçou a vida de penitente depois de ter sobrevivido a uma grave doença. Atribuindo sua cura inicialmente a Nossa Senhora da Estrela, ou seja, a mesma, N. Senhora do sol mencionada por alguns de nossos conterrâneos. “João da Cruz depois de se curar mudou para monte do Busto, no ano de 1640, construindo então a igreja primitiva cujos recursos foram doados por um Morgado de Azevedo”, o herdeiro generoso e abastado Martim Lopes Azevedo. João da Cruz tirando proveito de um abrigo natural entre dois penedos, que ainda hoje se conserva e que constitui a capela-mor da igreja. Titulada Os Passos da Paixão "dos penedos” de acordo com as informações de 1706.
A partir daí, inúmeras romarias oriundas de diversas regiões passaram a frequentar a pequena ermida, em cumprimento aos votos a Maria a mãe de Jesus, que segundo esses numerosos romeiros que a ela recorriam, despachava todas as pendências inquiridas pela fé de seus fieis devotos. Desde então nossa senhora passou a conceder um bom despacho às pendências de todos aqueles que ela recorria em busca de uma solução. Nossa Senhora inspirava um bom despacho para todos.
Multiplicando o numero de romaria ao local, de pedidos e agradecimentos à virgem mãe de Deus, N. Senhora da Estrela ou do Sol Passa a ser intitulada como N. Senhora do Bom Despacho. Razão pela qual se decidiu ampliar os equipamentos originais, iniciando-se a construção do novo templo, muito possivelmente, no decorrer do último quarto do século XVII sendo esse titulo incorporado como sobrenome de Nossa Senhora. Passando a ser referido como santuário de N. Senhora do Bem Despacho. (Embora a mesma fonte não faça qualquer referência às obras de ampliação).
Já no caso do nome de nossa cidade, de inicio o pequeno povoado foi conhecido como freguesia de N. Senhora de Bom Despacho do Picão, graças aos portugueses que aqui aportaram trazendo em sua bagagem além da fé e devoção a imagem de Maria a mãe de Jesus, que foi consagrada como nossa padroeira, portadora deste titulo. Nossa Senhora do Bom Despacho.

OBS: Santuário de cervães Vila Verde... Ilustrado com imagem do googlo.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/10/2015
Reeditado em 30/10/2015
Código do texto: T5427486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.