Blackbird

- Quando é que a minha respiração vai voltar ao normal?

Foi essa a pergunta que ela me fez, em tom desesperadamente descontrolado, desolado, dolorido e doloroso, entre uma lágrima e outra. Ele tinha ido embora há uma semana. E não deixou vestígio algum. Nada além da bagunça que ele deixou.

Acontece que ele simplesmente foi embora em silêncio, não foi? Ele não te deu explicação alguma... só enfiou uma porção de facas no teu coração e sumiu em meio ao silêncio mais pesado que você já sentiu na vida. Ele foi até o fim do mundo e você ainda está esperando que ele volte, te abrace e diga o quanto sentiu a sua falta... porque a saudade quase te sufocou. Você ainda lembra da última noite. Você ainda lembra do primeiro encontro. Você se lembra de tudo, não é? E cá entre nós... era tudo lindo. Até que ele te deixou com uma porção de "e se" na mente, fez com que você se sentisse insuficiente, como se ser você não bastasse, como se tudo fosse, na verdade, um monte de nada. E cada detalhe significativo fosse, na verdade, só uma coisa a mais, sem significado algum. Foi mesmo uma sequência de fatos irrelevantes e insignificantes? Você realmente não é boa o suficiente? Ser você mesma realmente não basta?

A verdade é que é covardia demais ganhar o coração de uma mulher e abandoná-lo de forma fria, sem um motivo aparente, talvez por medo de um relacionamento sério. Esse jogo de jogar a culpa no outro é tão imaturo quanto egoísta. Todo mundo merece um diálogo final. Todo mundo merece se explicar, principalmente quando não sabe exatamente onde errou. Todo relacionamento merece terminar em um diálogo racional, se a opção é realmente dar um fim em tudo, se os contras realmente pesam mais que os prós, não importa em que estágio de seriedade a relação esteja. É covardia demais jogar toda a culpa em uma parte só, se os dois, em comum acordo, chegaram à conclusão de que deveriam andar de mãos dadas. E, sinceramente, não é inteligível e nem compreensível quando uma pessoa faz isso com a outra. Não era pra ela que você mandava mensagens dizendo que já estava com saudades, cinco minutos depois de deixá-la em casa? Ela realmente não sabe quem você é, e ela realmente não conheceu o seu amor.

Talvez ele não tenha partido em silêncio, sem te explicar o motivo. Talvez ele tenha te traído e te trocado por outra, ou outras. Talvez ele te trocado pelas baladas. Talvez ele tenha dado ouvidos para aquele melhor amigo, que tinha ciúmes de vocês. Talvez seja tudo isso reunido com outra porção de motivos. Ou não. Eu não sei por que chegou ao fim algo que te trazia tanta paz e te fazia tão feliz. Talvez não tenha sido amor nos tempos do cólera, mas tenha sido "apenas" cólera em tempos de amor. E foi letal. Talvez Bauman esteja certo, e o amor contemporâneo seja realmente líquido, instável, momentâneo, voluvelmente frágil, incrivelmente rápido, em que as relações são deletadas na primeira mensagem de erro... Os vínculos são cortados, afinal, cortar vínculos é muito mais fácil do que resolver o problema, já que, para isso, exige-se paciência, sabedoria, flexibilidade e persistência. E pra quê persistir em algo quebrado, se há a possibilidade de comprar uma versão atualizada e pronta para o uso? Resolver um problema não é tão simples quanto descartá-lo e fingir que ele nunca existiu.

A questão aqui, é que realmente dói. Realmente dilacera o coração e alma à ponto de te faltar o ar pra respirar. E nem sempre a gente tá preparada pra sentir esse tipo de dor. Quase toda mulher já passou por isso... eu já passei por isso. E eu não quero te dar uma sequência de soluções, além de uma sequência genérica, pra tocar a tua vida ou lidar com a situação, porque cada um tem uma forma de se resolver. Eu só quero te dizer que você vai ficar bem. Já conheci todo tipo de coração dilacerado, e conversei com algumas moças que pensaram, inclusive, em suicídio... querida, se você está lendo este texto e pensa desta forma, permita que Deus sussurre em teu coração algumas palavras de amor, porque é Dele mesmo tudo aquilo que não se pode ver... a vida vai muito além do que isso que você está sentindo agora, não limite a tua visão por conta de alguém que te despedaçou por dentro. Sabe, o coração da gente se recupera, e isso ocorre conforme a nossa vontade de que seja dessa forma. A dor vai embora conforme nós a soltamos. Eu sei que memórias são difíceis de apagar, e talvez você não consiga apagá-las da sua mente, mas entenda que você não precisa visitá-las. Você controla a sua mente, e não o contrário. Encare a verdade seca e direta, sem rodeios. Seja dura com você: ACABOU. E nem todo mundo nasceu pra Florentino Ariza e Fermina Daza. Quer chorar? Seu prazo máximo é uma semana. Depois disso, vá se levantando aos poucos. A febre e os calafrios não cabem mais, a dor de estômago é fome e o enjoo é comida demais. Entenda que a vida não vai parar pra esperar que você esteja bem, e, quanto mais tempo você ficar deitada na sua cama assistindo Gilmore Girls com um pote de sorvete na mão e um pacote de chocolate na outra, mais propenso o seu corpo estará para desenvolver um quadro diabético e mais tempo você precisará para arrumar a sua bagunça, e todo esse peso que você provavelmente ganhou enquanto "curtia uma depressão de leve". Entenda, também, que querer colocar outra pessoa no lugar dele, assim, de uma vez, não vai funcionar enquanto VOCÊ não SE CURAR. Sabe aquela frase super sábia de Pitágoras, que virou legenda de foto em Instagram? Aquela que diz "purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo"? É exatamente isso que ele quer dizer: VAI SE CURAR, ESTEJA EMOCIONAL, PSICOLÓGICA E MENTALMENTE BEM ANTES DE COLOCAR OUTRA PESSOA NO TEU CORAÇÃO, porque você jamais vai conseguir receber o amor do outro enquanto o seu coração não estiver 100% recuperado, e, da mesma forma, jamais vai conseguir dar amor ao outro. Não de forma plena... você sempre vai fazer comparações onde elas não cabem mais.

Então tome o controle da situação. Vá viver a sua vida, e que não seja em função desse cara que não soube te dar o devido valor. Sinceramente? Eu não sei quem é você que está do outro lado da tela, lendo as minhas palavras e pontuações, mas eu sei que você tem muito valor. Então se dê valor! E nunca deixe que homem algum faça você sentir o contrário, seja através de palavras ou atitudes. Você é capaz de ser quem você quiser, você é capaz de conquistar o que quiser, se decidir se esforçar para alcançar os seus objetivos. Você pode ser tão sábia quanto qualquer pessoa que você considere sábia, apenas e estude e procure como ser uma pessoa sábia. Você pode chegar muito longe, se assim você quiser. Só não espere que nada caia do céu, porque não vai cair, eu te garanto. Eu não posso te garantir que você não vá se decepcionar novamente, mas saiba lidar com a decepção, e tome o controle da situação. Transforme a dor intensa em força para estar bem e motivação para seguir em frente. Tem gente que costuma dizer que Deus vai te fazer ficar bem. E ELE VAI, SIM. Mas também entenda o porém, que a maioria não tem coragem de dizer: Deus só faz a parte Dele, quando nós fazemos a nossa. Sendo assim, se você não quiser e não se mexer, Ele não "moverá os pauzinhos" que Ele pode mover ao teu favor. Entende que o "estar bem" está nas suas mãos? Então faça alguma coisa com isso.

E sabe do quê mais? Perdoe sinceramente! Quando você fizer isso, você vai se libertar de um peso enorme. Perdoar é lembrar sem dor. E que alegria há na leveza da alma! E por falar em alegria... não planeje ser feliz. Seja feliz agora. Deus te fez pra ser feliz, então permita que Ele te liberte da dor que te sufoca e te prende, enxugue as tuas lágrimas e te dê um fardo leve! Pegue as tuas asas quebradas, dê pra Ele consertar, e quando você recebê-las, novas em folha, vá voar! Esteja em par com Deus, e veja que agora, você é serena. E pra nós, minha amiga, todo o amor do mundo! Porque o amor um dia dá certo, sim. Eu acredito piamente nisso, apesar do que o resto do mundo diz por aí. O amor um dia vai dar certo. Vai dar certo pra você, e vai dar certo pra mim. E enquanto não dá, enquanto ele não vem, sejamos plenas, embora haja solidão. Afinal de contas, quem foi que disse que estar só é sinônimo de tristeza? E quem disse que a felicidade está relacionada à ter outra pessoa na tua vida ou não? A Felicidade Plena bate à tua porta. Deixe que ela entre e te tire pra dançar.

Viu só como a respiração volta MESMO ao normal?

Ouse ser livre e ouse alçar voo!

Débora Cervelatti Oliveira
Enviado por Débora Cervelatti Oliveira em 18/10/2015
Código do texto: T5418953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.