Ou soma ou some

Li em algum lugar, não me lembro onde, que encontrar alguém que se pode conversar é raro... Geralmente as pessoas só falam. De fato. Deveríamos ter a opção de ligar e desligar o áudio, seria possível remediar algumas chateações ou indignações... Ando cheia de pessoas vazias! Gente que discute política com uma visão hiper limitada, gente que dissemina conteúdos vazios pelas redes, e vai mais além quando se trata da desgraça alheia, é um passa ou repassa de vídeos e fotos do acidente que ocorreu na esquina de casa, ou do incêndio que tomou o supermercado ao lado, gente que só abre a boca pra falar de farra, futebol e de mulheres ou homens, ser brasileiro é difícil. Informações que não agregam, é exposição demais para o meu gosto. Isso exige certa seletividade, você seleciona de quais pessoas poderá baixar o vídeo ou a imagem do whatsapp e a maior parte delas você simplesmente ignora, seleciona seus amigos do facebook pra não ter que ver tanta palhaçada no seu feed, seleciona os amigos da faculdade ou do trabalho, seleciona as músicas, seleciona os livros, e a televisão você simplesmente não liga, pra não correr o risco de absorver tantas inverdades dessa mídia manipuladora, seleciona até em quais discussões valem a pena entrar, pra não se chatear e porque sabe que não vai te acrescentar em nada. Não tenho feito questão de muito, ando praticando minha tolerância pra não causar atritos desnecessários, de agora em diante é assim: ou soma ou some.