TER FÉ
 
Ter fé sempre. Sentada aqui me veio a vontade de falar com a Zélia, amiga entre os amigos. Tem muita cultura e tem também muita humanidade, que passa através dos seus textos e livro. Principalmente, acho que lembrei dela primeiro, porque eu estava observando os passarinhos da varanda, realizando um ato de beleza de viver. Sempre me encantam e me passam muita beleza de viver, eles são como a vida é, eles vivem alegremente com seus recursos mais simples,e têm o seu ninho cativo há muito tempo, e onde repetem sua vida de reproduzir e cuidar de sua prole. É uma coisa linda e são simples de cor parda e sem enfeites em suas penas. São lindos porque ensinam a viver com fé e confiança no porvir. Agora estão com dois filhotes e funcionam  com um desvelo e sabedoria, a mãe provavelmente cuida,  e o outro, o pai se sente responsável pela alimentação de todos, e passa o dia num vai e vem indo buscar alimento e trazendo até a boca da companheira ou dos filhotes.
Vivem assim o dia todo, em completa atividade e alegria. Eles tem fé, eles confiam, e vivem seus "dia a dia" com a maior alegria. Já estão na sexta geração ou mais. Os filhotes nascem logo e crescem logo. São idênticos aos pais. Ficam do mesmo tamanho que os pais e voam pra longe para viver a própria vida com os ensinamentos que tiveram. Eles têm fé e gozam a vida.
A Zélia sabe tudo que os filósofos sentiam e pensavam, mas não acreditavam em Deus. Ela nos dá lições diárias de sabedoria e descoberta de conhecimentos e nos encanta com suas sábias palavras. É ateia ou pensa que é. Não acredita em nada por mais sabedoria adquirida.
Mas na sua vida íntima, e em tudo que viveu e vive ela crê e sabe das alegrias e sofrimentos passados. Agora está numa fase áurea com a família linda dando tudo certo, ela também com o maior sorriso cheio de beleza e sabedoria.
Eu acho que ela tem fé. Para ter fé não se precisa de um diploma. É só olhar na cara do outro e a gente percebe se tem fé ou  não se tem nada.
Tudo que ela fala ou escreve é cheio de conteúdo importante, de beleza, de realização e alegrias. E tanto, que com, sua generosidade, escapa um bocado para nós outros que a amamos. A pessoa que tem fé, não precisa ficar falando nisso como necessidade de provar. Nem negar se achar que precisa.
Como os passarinhos, só viver belamente como os passarinhos e a fé nos atinge e encanta.   Maria Luiza - 02/09/2015