A MULHER DO CAPETA

                                      REPUBLICADOEM20/08/2015

Vou contar UM SONHO QUE NASCEU ASSIM:
 
Eu me casei com o Capeta, mas ele parecia lindo e bom.
E o Capeta me deixou triste, quando entendi que era o capeta. Tive filhos com ele. E eu virei a “mulher do capeta” e deixei de ser eu mesma. Pois quando se é mulher do demo a gente deixa de ser humana. Deixa de existir.

Mas como deixar de existir é muito chato, monótono e, sem motivação, a mulher tentava ser alguma coisa e não tinha mais alma nem cabeça.

A coitada era inteligente e sonhadora, e daí muita frustração foi acontecendo. Nunca ouvia um sim, só o não, quando não era apenas o silêncio.

Mas um dia o capeta se distraiu e contou que tinha terras em uma cidade, onde as ruas eram arborizadas de oliveiras, situada a mil metros acima do mar, temperatura de 17graus centígrados, e o clima era favorável às oliveiras e pêssegos.
Ao ouvir tal notícia e fato, o sonho começou a nascer no desejo da mulher do capeta: ela iria lá, cercaria aquela terra preciosa fresquinha e fofa, plantaria mudas de oliveira e frutas europeias.
E nas férias escolares de seus filhos, tomaria um ônibus e iria lá cuidar dos lotes de terra preservados. Acompanharia assim o crescimento dos pés de azeitonas. 

O sonho foi ficando tão forte, que ela já amava aquela terra nobre. fez planos, muitos planos, ajudava-a a levar o tempo a passar.

Mas o marido nunca queria ir lá, nem dar nenhuma indicação dos lotes.
A mulher do Capeta foi murchando, pois sem o endereço, não saberia localizar a preciosa terra.
Por pior que o Capeta se tornava mais distanciado ficava o sonho.
Mas sonho é assim.                                                   
                                                        Não morre nunca.

Mas o Capeta morreu um dia, há SETE anos atrás.
E a mulher se interessou pelos terrenos que poderia herdar e, finalmente, ir lá, conhecer e, quem sabe, ainda plantaria mudas de azeitonas, mudas de oliveiras.
Por mais que procurou não encontrou a menor informação. Até desistir.
Mas a filha tentando resolver o inventário localizou os lotes do pai e com os impostos pagos em dia. Mas ainda está no nome do Capeta arrolado ao espolio.


Tal notícia abriu uma porta azul, ampla feita céu, e a mulher reviu o sonho palpitando em ser realizado. A mulher ao lembrar-se do sonho, de tantos anos já corridos, que o chão estaria coberto de azeitonas caídas em fartura, ou já viradas mudinhas, prontas para transplantar...
                        E as oliveiras iam sempre dar mais azeitonas...
MLuiza Martins
Enviado por MLuiza Martins em 27/03/2010
 
M�sica: I'm Yours - Jason Mroz