É o Bonde? Sim. O da Saudade. De Vila Velha

Ei, Pedrinho. Fale mamãe.

Ele voltou!

Quem?

Corre, corre, Pedrinho...vamos passear no tempo! É o Bonde!

Não pensei duas vezes. Larguei meu celular, peguei as bolinhas de gude, meu pião, minha pipa, meti no bolso e, “bora” memória adentro no Bonde.

Como nos velhos tempos de minha velha vila, canela-verde da gema, partimos no bonde da saudade deixando para trás o ofuscado do cimento e do concreto.

Bom dia seu José? Tem lugar para mais dois?

Tem sim, senhora Terezinha. Seja bem-vinda. Hoje o Bonde seguirá pelos trilhos da saudade!

Olhe ali Pedrinho! Exclamava minha mãe: - É o Homero Massena pincelando o Convento!

E aquele que canta mamãe? É Altemar Dutra da linda música Que Queres Tu de Mim. Sim, sim....claro que me lembro, e emendei: - “Se até o pranto que chorei; Se foi por ti não sei.”

Blim-Blém; Blim Blém...era o sino do Bonde anunciando a sua passagem que se misturava com as badaladas da Igreja do Rosário ao som dos Bem-te-vis que sobrevoavam os jardins das casas da Prainha.

Enquanto a luz clareava minhas lembranças....Rota do Sol e da Moqueca! Gritava alegre o motorneiro do Bonde, senhor José: - Rota do Sol e da Moqueca: - ali está o Convento da Penha; desse lado o Morro do Moreno; essa é a Igreja mais antiga do Brasil! Rosário! Ah...sim: - Dizem que o Frei Pedro Palácios, vez ou outra, passa por essas bandas. Risos e mais risos, rejuvenesciam os olhares.

Rota do Sol! Esse é o Farol de Santa Luzia inaugurado por D. Pedro II. Daqui se vê Vitória e Serra, fora a linda vista do nosso Atlântico!

Rota do Sol e da Moqueca! Esta é a estação Pedro Nolasco, Hoje Museu da Vale! Cultura, beleza e ótima comida!

Rota do Sol da Moqueca e do canela-verde! É só praia! Praia do Ribeiro, Praia da Sereia, Praia de Itapoã, Itaparica, Praia da Baleia, Barra do Jucu, Ponta da Fruta.

De tanto ver tanta beleza; umas, ainda, suspirando sobre a terra e outras a um fio do esquecimento....eu assumi a direção do Bonde e...gritei: - Rota do Sol e da Moqueca: - Pessoal! Já temos o Bonde a muito custo! Vamos todos unidos reconstruir uma Vila de memória, de cultura, uma Vila Nova e fazer de nossa Vila Velha, orgulho de nossa gente!

Naquele momento, uma senhora se levantou do banco entre um sorriso e uma gota de lágrima, disse: - Leve meu filho esse álbum de fotografias. São cem anos de solidão que aguardavam esse momento! Fique com ele e junte ao quebra- cabeças de nossa história!

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 26/08/2015
Reeditado em 10/09/2015
Código do texto: T5359714
Classificação de conteúdo: seguro