A PROPÓSITO DO AJUSTE FISCAL

O Brasil está se ajustando na conta de ter acreditado no seu POVO, retardando medidas ortodoxas, geralmente tendo os mais necessitados como vitimas, dentro do modelo recessivo neo-liberal, que despreza políticas de inclusão social. Lula, em 2008,apostou que a crise internacional chegaria aqui como uma "marolinha", ainda bem, chegou bem depois, amenizada que fora por políticas públicas investindo no consumo interno, elevando milhões à condição de consumidores, e de cidadãos, propiciando o pleno emprego, entre outros louváveis avanços. Dilma foi a timoneira na condução desse processo Ocorre que não somos uma ilha, dependemos dos humores globais, dependentes de exportações de commodities para o mundo, principalmente a China, a gigante que já amarga, também, o refluxo em sua expansão, assustando a já assustada comunidade internacional. A fatura a ser quitada é menos amarga do que se estivéssemos antecipado medidas recessivas, apregoadas por nossa tucana oposição ( estes, no passado, valeram-se de métodos, os mais drásticos, tendo a sociedade como ratos de laboratório de seus experimentos). As medidas adotadas, que, como toda medida de contenção é mal vista, nem se compara com os traumas já vividos em nosso País, tudo em nome da Estabilização,desconhecendo o POVO como protagonista de nossa história. Sairemos da turbulência sem grandes sequelas para o desenvolvimento do País, recuperando os empregos e crescendo com a inclusão social. Isso não é o desejo apenas de um correligionário petista, mas de quem tem esperanças em sua gente...