E quando a coisa desanda?

- Não passamos de grãos de areia numa praia qualquer.

- Penso diferente, Acho que temos alguma coisas nos ligando de alguma forma.

- Besteira. Isso é papo furado e coisa pra vender livro ou fazer filme.

- Seria muito mixo se não passássemos de meros grãos de areia.

- Mas é o fato. Esta coisa de alma, Deus, vida depois da morte, é pura besteira.

- Pode ser, mas acreditar nisto dá um sentido pras coisas...

- Que sentido? Ficar a vida toda se iludindo faz você melhor?

- Não é ilusão, é fé. Algo intangível, sem lógica. É sentir ou não sentir.

- Cada um acredita no que quiser. Se você quiser pensar que a tampa de uma garrafa de água mineral concentra todas energias do universo, fique à vontade...

- Esta ironia não leva a nada. Acreditar traz um consolo quando a coisa desanda,

quando tudo vai por água abaixo.

- E se não tiver esta fé você morrerá? Se na hora do aperto, você confiar só em você mesmo, não dá para se safar também? Ou você acha que Deus está preocupado com você. Ele tem 7 bilhões de vidas para cuidar e vai justamente olhar para você...

- Acho que sim. Sinto que sim. A minha intuição é algo divino. Percebo algumas coisas usando uma espécie de sensores que não são meus. Acho que tem uma ajuda lá de cima...

- Lá de cima...Esta história de um Deus com barbas e vestes brancas cuidando do seu rebanho no meio das nuvens é história inventada para manipular as pessoas e arrancar delas o pouco dinheiro que têm. É puro marketing.

- Não precisa ter esta imagem já um tanto desgastada.

- Imaginar um ser superior na retaguarda de tudo, como criador de tudo, é uma válvula de escape. Uma forma de tapar o sol com a peneira. De se iludir.

- Pensa um pouco: não é possível que tudo, absolutamente tudo, é resultado de um mero processo de evolução que começou do nada, do vazio. O cheiro de uma flor no meio de um pasto até o Everest não podem ter sido sido apenas resultado de uma evolução natural. Os bilhões de neurônios que temos zanzando nas nossas cabeças não podem funcionar apenas por um processo evolutivo.

- Por que não? Tem porradas de cientistas, PHDs, que provam isso por A mais B. Gente que passou mais de 50 anos estudando dia e noite e no final das contas acharam que Deus não existe e ponto final.

- Sabia que o Einstein, que era judeu, quando estava no auge das suas elocubrações se voltou para o Torá, o livro sagrado do povo judeu? Quando ele decifrava os mistérios do universo, quando percebeu o quanto pequeno era diante deste espaço sem fim, teve que se apegar a algo intangível, caso contrário entrava em parafuso, pirava.

- Papo furado. Fala-se muito no que o Einstein fazia, no que o Einstein pensava, caramba, o cara morreu em 1955 e ainda perde-se tempo falando dele...

- Calma, velho. Não foi mais um cara. Foi um cientista que revolucionou vários conceitos. Um homem fora da curva. E que teve que buscar um entendimento fora das arestas da lógica como pilar para trazê-lo de volta para o chão.

- Este papo não vai dar em nada. Pra mim morreu, acabou. Pra mim não passamos de grãos de areia numa praia qualquer, pra mim Deus é invenção de elite para manipular suas ovelhas.

- Você é livre pra pensar no que bem entender.

- Abraço.

- Outro maior.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 19/08/2015
Código do texto: T5351279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.