13 DE AGOSTO, DIA ECONOMISTA

Origem da Data: no dia 13 de agosto de 1951, o presidente Getúlio Vargas sancionou a lei 144, que criou a profissão de economista, por isso a data é celebrada nesse dia.

"Economia é muito útil como forma de dar emprego aos economistas.”, John Kenneth Galbraith, economista

“Só um economista imagina que um problema de economia é estritamente econômico.”, Celso Furtado, economista

“Um economista é um expert que saberá amanhã por que as coisas que ele previu ontem não aconteceram hoje.”, Laurence J Peter, educador e administrador canadense

Normalmente, tendemos a tecer loas em efemérides. Para fugir da ladainha, achei legal pinçar estas três frases acima, de dois grandes economistas e do educador canadense, e que considerei bem espirituosas, para falar do dia do economista.

Provavelmente, Getúlio começou a pensar em suicídio depois de ter assinado essa lei - quem sabe? -, talvez já antevendo os milhares de profissionais que viriam mais à frente com suas pérolas criativas, sempre querendo “salvar” o país.

Vocês já devem ter percebido que todo economista, enquanto participa de um governo, discursa que o que ele está propondo é sempre a melhor solução para os problemas de então. Assim que sai do posto e volta à planície o que o sucessor propõe é sempre errado ou vai na direção incorreta, empurrando o país rumo ao precipício, à desgraça e ao caos.

Alguns viram “consultores”, cobrando vultosas quantias por sábios conselhos e receitas certeiras de sucesso para capitalistas abastados; proferem palestras, doutos, como se dissessem: “se houver cagadas a partir de agora, nada tenho com isso, pois deixei a casa em perfeita ordem”.

Há um por aí, expert em se manter na mídia, que saiu ao final do governo Sarney deixando-nos como herança um índice mensal de inflação de 89% e que vitupera as taxas atuais - todas abaixo de 10% - como se não houvesse estado lá!

Eu daqui, reles economista sem pedigree e sem talento para cunhar frase seminais, costumo brincar com os que (raros) me parabenizam, dizendo que uma profissão comemorada neste dia não pode ser boa coisa. Aliás, a cara do ministro atual, que me parece mais um personagem de filme de terror tentando a todos convencer de que morrer de fome e endividado é melhor que ter mesa farta e bom saldo saldo bancário, ilustra bem o dia.

Para finalizar, fico aqui à espera de que até o final do dia um corvo pouse em minha janela e grasne docemente: FELIZ DIA DO ECONOMISTA, VERME!

Cleo Ferreira
Enviado por Cleo Ferreira em 13/08/2015
Código do texto: T5344906
Classificação de conteúdo: seguro