PROGRAMA DO PT LEVADO AO AR EM 05-08-2015

Dilma, tudo bem presidente?

Resolvi adiantar a minha costumeira mensagem sempre que a senhora faz um pronunciamento. Sei, este não é bem um pronunciamento, é um programa. Ficaria mais simpático um pronunciamento seu, como ainda chefe da Nação Brasileira. a modo de nos tirar esta dúvida. Um ponto positivo da produção foi a sua apresentação com roupa branca e sua postura. Pela primeira vez que me lembre, a sua postura ficou correta frente às câmeras, antes você mexia muito e parecia ora apoiar o corpo em um pé, ora em outro, o que não condizia com a apresentação corporal desejada para representar o alto cargo de que é signatária, pois transmitia uma sensação de insegurança ou, na melhor das hipóteses, de nervosismo. Viu, já apontei um ponto positivo! Contrabalançou com o negativo que também apontei... kkkk (desculpe minha também costumeira falta de reverência - não tome como falta de respeito, mas sim como que reflexo condicionado de quem não perde a piada. Na verdade, não houve piada, e se houve ela estaria implícita ou, de novo no melhor dos casos, em aberto).

Por outra, o programa não é do governo. É de um partido, partido do qual a senhora faz parte e toma partido. Nada errado, mas a senhora está sendo usada como âncora para um navio que faz água por todos os lados e que está afundando. Uma âncora, neste caso, somente servirá para marcar o local do naufrágio e não deixar as correntes marinhas agirem. No caso, totalmente sem sentido. A menos que vejam a senhora como uma grua de um rebocador. Aí tem algum sentido. Mas estão lhe usando, corre o risco de afundar junto com o navio que já afundou e que, aos mais otimistas, aguarda chegar ao fundo. Esse uso não é condizente com o cargo que a senhora ocupa, deveria se resguardar mais, na minha modesta, porém sincera opinião.

Adiantei a mensagem uma vez que o programa só vai ao ar à noite. Ainda a luz do dia se faz presente e já vi e ouvi a dita produção. Será que houve vazamento? Sem guardar a surpresa para mais tarde, ao som do suposto, presumido e quase certo panelaço? Seus assessores ficaram com receio de que as panelas deixassem sem audiência a televisão e que o Ibope das ruas fosse maior? De qualquer maneira, à luz do dia fica mais claro analisar o seu pronunciamento, ops, programa. À noite, principalmente essa, vai ser tumultuada e os gatos continuarão pardos, depois a sombra do sono com o seu manto hipnótico trará outro dia e, para muitos, a sua propaganda e de seu partido terá sido um sonho ou se perderá como a lembrança perdida de algum devaneio. Só a imprensa comentará (coxinhas x empadinhas) então e o Brasil de poucos leitores acompanhará dividido (48 x 52 ou 8 x 92 %) nas respectivas interpretações e torcidas mais ou menos organizadas e possivelmente com metas em aberto.

O programa está mais parecendo ser do governo, ou o partido se achando o dono. Dono do governo e da verdade. Pelo menos desta vez não deve ter saído dos cofres públicos o pagamento de seu maquiador e cabelereiro. Mas abra o olho, a fonte pode ser de origem cabulosa.

Armand de Saint Igarapery