MISSÃO DO CRISTÃO

De Agora em diante você será pescador de homens (Lc 5,10)

O milagre da pesca tinha espantado os futuros apóstolos. Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e pediu que o Senhor se afastasse dele, pois ele era um homem pecador. Essa frase que Lucas põe na boca de Pedro retrata profundamente o seu coração. A ideia de se prevalecer dos favores divinos não o atinge. Ele não compreende como ser objeto de Deus, uma vez sendo quem é. Sente-se tremendamente indigno. Ele experimenta um sentimento diferente, coloca-se de joelhos e abraça as pernas do Mestre. Ele pede para Jesus se afastar, e ao mesmo tempo ele se aproxima com o máximo da humildade. Este misto de humildade e de afeição é característico das pessoas sinceras, honestas e cheias de amor e fé.

Diante desse amor humildade de Pedro, Jesus diz: ”Não temas...” Ao invés de afastar-se de Pedro, Jesus aproxima de forma íntima e diz que Pedro daquele instante em diante seria pescador de homens. Pedro não entende direito, mas não pede maiores explicações. Ele apreende de algum modo o que Jesus quer dizer.

Os pescadores do lago de Genezaré, numa visão capitalista, não abandonaram muita coisa, eram pobres e sem cultura. É bom ter claro que não é a quantidade que dá a medida plena do sacrifício, e sim a totalidade. Não se pode julgar com mentalidade de tesoureiro de obra filantrópica, para quem os dons generosos são as grandes quantias em contraste com os pequenos contributos de pessoas modestas. A generosidade não está em dar muito, mas dar tudo quanto tem. Assim, Pedro vai compreendendo o que é ser pescador de homens.

Apanhar pessoas humanas, ou seja, não se rata de submeter às pessoas à nossa maneira de ver e de crer, mas de lhes apresentar a verdade para que eles adiram espontaneamente, com convicção, com alegria e paz.

A pesca de pessoas humanas não é das armadilhas de uma dialética que sugere uma resposta, nem nos laços de uma eloquência cujo efeito será esquecido no dia seguinte. E nem por uma simpatia natural, que pode desaparecer tão rápida como nasceu.

A lógica é de pensar em todos os seres humanos que, à nossa volta, tem necessidade de justiça, paz e amor verdadeiro. A instabilidade da paz, as lutas sociais, as desordens econômicas e a confusão dos espíritos. Estes sofrimentos do nosso tempo são provisoriamente aliviados por remédios paliativos, tratados pelos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Mas lembre-se são paliativos. Os males da nossa sociedade serão realmente curados pela reforma dos corações das pessoas. Uma cultura que deverá ser criada, uma cultura da não corrupção. Desde as corrupções familiares, trabalho, do mundo lúdico, do mundo faber, do mundo salutar e religioso. Essa é a missão de cada cristão do nosso tempo. Ser pescador de pessoas. Homo peccatur sum! Mas isso não impede de ser arauto da justiça, do amor e da paz.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 25/07/2015
Código do texto: T5323292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.