RECOMEÇAR É NECESSÁRIO

Mestre, tendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sobre a tua palavra lançarei a rede... Lc 5,5.

Pescadores, estes são homens que Cristo para os ligar definitivamente ao seu ministério e à sua pessoa. Jesus nesse episódio leva seus ouvintes para junto do lago e, enquanto se comprimem na praia, entra na barca de Simão e lhe pede que dê algumas remadas para, um pouco mais afastado, poder ser ouvido por todos. Ao acabar o discurso, Pedro quis leva-lo até à praia, mas Jesus o deteve: “Mar adentro e lançai as vossas redes para pescar”.

Simão deve ter olhado o Mestre de olho no olho. Pois os pescadores sabiam como ninguém que não era nem hora e nem dia para pescar. Embora Jesus não é como os outros, mas mesmo assim que ideia! E mais, pois eles tinham passado toda a noite inteira sem conseguir apanhar peixes. Simão na sua franqueza natural disse que tinha passado a noite inteira sem pescar, mas como era pedido do Mestre ele ia lançar as redes. Na área mais profunda do lago, Pedro e seus companheiros lançaram as redes e colheram muitos peixes.

O segredo de todos os progressos e de todas as vitórias é, na verdade, o saber recomeçar, o tirar ensinamentos de um fracasso e o tentar de novo. Recomeçar, evitando os primeiros erros e corrigindo as anteriores imperfeições para fazer melhor, para avançar mais profundamente, para se elevar mais alto. Ir mar adentro.

O gênio é uma longa paciência, que não é uma espera inútil, mas um esforço que se retoma sempre e se melhora sem cessar. O cientista refaz os seus cálculos e renova as suas experiências, modificando-as até encontrar o objeto da sua investigação. O escritor coloca muitas e muitas vezes suas obras no crivo. O escultor quebra um após o outro os seus esboços, enquanto não consegue exprimir a sua criação anterior. Todas as criações humanas são frutos de um incansável recomeçar.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 24/07/2015
Código do texto: T5321892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.