BELEZAS DE MINHA CIDADE IÚNA – ESPÍRITO SANTO –

MUNICÍPIO DE IÚNA

O município de Iúna está localizado no entorno da Serra do Caparão, região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação rochosa, a composição da fauna, flora e recursos hídricos. O município vive num contesto tipicamente rural, a economia se baseia na agricultura cafeeira, mas esta caminha para a diversificação, hoje se destacando a produção de flores. Embora nesse quotidiano rural, a comunidade local prima pelo conhecimento, o que mantêm duas instituições de ensino superior no município, fator que eleva o nível de exigência do mercado interno, facultando à excelência dos serviços prestados. Devido a essa diversidade, encontramos no meio urbano serviços qualificados e boa estrutura de serviços e equipamentos e no meio rural, um modo de vida que agrega a tranquilidade do campo com a exuberância da natureza. O Agro turismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável garantem uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível, a Serra do Caparão.

Hoje vou falar um pouco das belezas que se encontram aqui em minha cidade Iúna – Espírito Santo – belezas estas que enchem de alegrias os olhos de quem por aqui passa e visitam pelo menos um lugar aonde reina absoluta paz junto a natureza e os cânticos dos pássaros.

Vamos começar falando do Pico Colossos.

O Pico Colossos encontra-se no coração de Iúna – ES -, com 1.650 metros e tem como fazer bastante esportes e muito lazer naquela área que sem dúvida tem uma linda visão para quem sobe e de lá avista diversos lugares lindos, além de falarmos das trilhas nas matas cercadas de lindas belezas naturais tais como, flores, pássaros, bichos, águas e muito mais.

O Pico colossos esta aberto para todo tipo de público que queira frequentar suas trilhas seja a pé ou de jipe, que sem dúvida será um lindo passeio.

A emoção de se escalar o Pico Colossos é algo assim inigualável, a paisagem e a dificuldade não perde em nada para o concorrente Pico da Bandeira, que esta logo ali, bem a nossa frente quando olhamos para o horizonte e avistamos o majestoso Pico da Bandeira.

No Colossos temos de tudo um pouco para quem gosta de adrenalina e muita aventura, estrada de terra, lindas trilhas, muita mata fechada, bastante mina de água pura e cristalina e fria, muitos cantos de diversos pássaros, cada um despenhadeiro e uma linda visão panorâmica de todo entorno do Caparão, e o

mais lindo mesmo é ver o nascer do sol no Pico Colossos.

Outro ponto turístico que não devemos deixar passar em branco e A Serrinha, que também tem uma visão panorâmica muito linda da cidade de Iúna, com rampa para voo de asa delta e parapente.

As estradas para se chegar a Serrinha I e II estão todas urbanizadas e em ótimo estado de conservação e indo até lá será um passeio e tanto para quem também gosta de se aventurar e se deliciar com coisas lindas que somente a natureza e Deus pode nos proporcionar.

Quando se fala ir vir a Iúna não se deve deixar de visitar a Água Santa com sua Pedra do Pecado, aonde dizem que até pessoas gordas com fé passa por esta estreita fenda na pedra para poder se livrar do pecado, mas quem passa com deboche fica preso e tem que ter muita reza para que ele possa se livrar do castigo da pedra.

Uma localidade que atrai milhares de devotos todos os anos – especialmente em dezembro que é o mês das comemorações à Santa Luzia. O ponto é de interesse turístico religioso e também símbolo do município de Iúna que acaba atraindo também, os curiosos.

A história exata é difícil contar. Existem muitas lendas em torno da tal água santa, milagrosa, que brota no pé de uma rocha. Para tornar tudo ainda mais interessante e curioso, ao lado desta fonte fica a Pedra dos Milagres, conhecida também por Pedra dos Pecados. Um lugar onde há uma pedra menor encostada na rocha, deixando uma fresta. Dizem que só não tem pecados quem consegue passar pela fresta estreita. Por lá o pessoal conta que alguns gordinhos passam e magrinhos não passam o que “comprovaria” a eficácia da “brincadeira”.

Em Iúna vocês irão encontrar diversas cachoeiras para se banhar e refrescar no tempo do calor, algumas com piscinas naturais de uma linda beleza.

As belas Cachoeiras de Iúna são numerosas e algumas delas formam piscinas naturais de águas cristalinas. Nas comunidades de Rio Claro, São João do Príncipe e Santa Clara, estão localizados ótimos pontos de visitação, com estrutura de restaurante, pousada, camping e local de banho muito aconchegante.

Dentre as cachoeiras pode se citar: Cachoeira do Rio Claro, Braz, dos Jesuítas, Chiador, São João do Príncipe, Recanto do Príncipe, Poço das Antas.

Vamos falar um pouco das cachoeiras dos distritos de Iúna.

RIO CLARO E SUAS BELEZAS

Camping Rio Claro é um atrativo turístico localizado no município de Iúna/ES, em zona urbana, dentro da localidade do Rio Claro, a aproximadamente 55km da sede do município. O acesso ao atrativo é rodoviário, não pavimentado, em regular estado e precariamente sinalizado.

É indicado para quem quer contemplar a natureza, fazer churrasco, acampar e tomar banho de cachoeira. No local há um bar com SKY projetada no telão ou TV, um totó, sanitários, banheiros e sauna. A estrutura conta com uma quadra gramada para a prática de vôlei ou peteca; um riacho (o Rio Claro) que foi represado, podendo ser praticado atividades como natação e passeio de boia; possui também pesque - pague, cachoeiras e área para camping, além de churrasqueiras fixas espalhadas pelo estabelecimento. O grande atrativo é a tirolesa.

CACHOEIRA DO BRAZ

Hidrolândia é um complexo de cachoeiras do Rio Brás, próximo à localidade de São João do Príncipe, a 50km da sede do município. O acesso ao atrativo é rodoviário, não pavimentado, em bom estado e precariamente sinalizado.

É indicada para quem quer contemplar a natureza e tomar banho de cachoeira. No local, há um bar com estrutura simples, onde são servidos bebidas, porções, salgados e até algumas guloseimas como biscoitos. Também há banheiros e um estacionamento, que está sendo arborizado.

Visitação: diariamente, sem visitas guiadas, ingresso gratuito e sem autorização prévia. O acesso ao atrativo é permanente.

Não é permitido o ingresso com bebidas, que deverão ser adquiridas no bar. É permitido fazer churrasco, que tem que ser improvisados as com pedras da cachoeira.

Rota do E.S.: Partindo-se de Pequiá pegue a estrada de chão após o Posto Fiscal. Andando sempre em frente pela estrada principal, você passa pela comunidade das Três Pontes (3,5Km), pelo “Sítio Zoios D’água (5,7Km). À direita contemple a Cachoeira Boa Vista, após a curva mais próxima à cachoeira você passa por uma ponte (7,2Km) que fica ao lado do acesso ao Recanto do Príncipe. Siga mais 300 metros pela estrada principal e chegue à estrada de acesso à Hidrolândia. Entre na encruzilhada (à esquerda) e basta seguir as placas de sinalização que você chega ao seu destino.

Rota de M.G.: Quem vem de Alto Caparaó ou Manhumirim, basta pegar a estrada de chão com destino a São João do Príncipe. Ao passar pela comunidade de São João do Príncipe, marque aproximadamente 1,5Km após fim do calçamento que você chega à estrada de acesso à Hidrolândia. Entre na encruzilhada (à direita) e basta seguir as placas de sinalização que você chega ao seu destino.

ATRATIVOS:

O poço próximo ao bar é o mais frequentado por banhistas. O poço é formado por uma pequena queda de águas transparentes envolvida por uma grande variedade de pedras e o fundo é formado por inúmeros pedregulhos.

Para chegar ao outro poço, com entrada próxima ao banheiro, tem que caminhar em uma trilha na mata, margeando o rio, por aproximadamente 5 minutos. Recomenda-se o uso de chilenos confortáveis ou calçados próprio para trilha.

Iúna é uma cidade muito linda, hospitaleira, de diversas diversões, perto das praias que banham o Estado do Espírito Santo.

Comendador Marcus Rios

Poeta Iunense – Acadêmico –

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras ( AIL )

Membro Efetivo da Academia Marataizenses de Letras

Embaixador da Paz

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 18/07/2015
Código do texto: T5314947
Classificação de conteúdo: seguro