Os jovens brasileiros e sua desumanização

Os jovens de 14 a 16 anos, pela perspectiva da Teoria da violência Simbólica, não passam de marionetes, levados ao sabor do vento de interesses escusos. Não tem vida em si mesmos, ora são vítimas da violência física, ora são vítimas das palavras que negam, oprimem ou destrói. Sendo assim, nunca são chamados à assumir a responsabilidade. Estão isentos da culpa, pois são fracos demais, frágeis demais e incapazes demais para fazer alguma coisa.. e assim, levam para a vida toda, o legado de que a culpa é sempre dos outros.

Eu até entendo que ocupar o papel de vítima não é de todo ruim. Ser vítima muitas vezes faz disparar no organismo os hormônios da felicidade. Ora, quem não gosta de ter sua briga comprada, dívida perdoada e até mesmo ser, de muitas maneiras, carregado no colo? hipócritas seríamos se falássemos o contrário. Por outro lado, se permitir eternizar nesse papel, é negar nossa humanidade, que em essência aspira ao dinamismo e comemoração de sua capacidade de construir e conquistar.

Não tenho dúvidas de que nossos jovens precisam de melhores oportunidades econômicas e educacionais, mas querer desumanizá-los para isso, é desnecessário. O discurso precisa mudar. Em suas cabeças devem ser inculcadas a noção de que são agentes históricos, e como tal, são responsáveis para construir seu presente e conquistar e planejar seu futuro. Ora, como internalizarão o "horizonte de expectativa" se comprarem o discurso de que são incapazes de olhar adiante?

Nossos jovens podem muito mais do que apenas esperar pela sorte de viver

By Fabio Junio Almeida Prates

Fabio junio Almeida Prates
Enviado por Fabio junio Almeida Prates em 03/07/2015
Código do texto: T5298838
Classificação de conteúdo: seguro