"OUTROS QUINHENTOS"

Quero fugir ao comum, dizer coisas diferentes, escapar do óbvio, em relação ao que acaba sendo igual para todos. Nada mais semelhante que amores de avós por seus netos, amores por animais de estimação, amores de filhos por pais e de pais por filhos.

Muita ambição minha esta de tentar diferir-me dos outros! Querer é uma coisa, conseguir, porém, foge à vontade, “são outros quinhentos”. Como a expressão “outros quinhentos” surgiu no século XIII, para exigir mais 500 soldos de quem ofendesse pela segunda vez um membro da nobreza,Português medieval, portanto, mudarei as palavras. Não quero falar de ofensas, tampouco de cobranças, embora a expressão referida tenha adquirido outras intenções no correr dos tempos e constituído novos significados. Estamos no século XXI, mudemos as palavras.

Impossível falar de amor por filhos sem cair na evidência, no que salta aos olhos, de tão incontestável para o falante e para o ouvinte. Percebo que não conseguirei atingir meu intento e, fatalmente, alguém, em seu íntimo, dirá: “isto é coisa de mãe”. E é. Coisa de mãe que ama de forma incondicional a cria e que, mesmo sendo abusivamente repetitiva diz, como se fosse a maior novidade, que ama e que este amor é infinito e inigualável.

Sim, mãe é assim. Como poderia eu atrever-me a ser diferente? Eu estaria enquadrada entre os ignorantes, na sombra, “à mercê dos dias, do tempo”, conforme disse Goethe, sem me dar conta de que filho permite a todo ser o egoísmo ingênuo do amor imensurável, do mais fundo da alma.

Deixo de lado dispensáveis explicações e declaro, mais uma vez, publicamente agora, sem o menor constrangimento, que hoje minha doce e adorável filha aniversaria e que continua sendo “a minha menina” dona de um amor infinito e amplamente vivaz dentro de mim.

Fujo ao significado primitivo e repito, de peito aberto e feliz, que amores de mães por filhos “são outros quinhentos” e nada cobram ou exigem em troca. Por isso, filha amada, não me reprimo, espalho aos quatro cantos que a amo e que, com as Bênçãos de Deus, desejo a você um Feliz Aniversário.

Dalva Molina Mansano

00:07

21.06.2015

Para Carla Molina Mansano.

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 24/06/2015
Código do texto: T5287655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.